25 de nov. de 2013

Tenho que Desabafar!

Que o mundo está todo errado, não temos a menor dúvida.

Mas, por um momento, vou tentar me ater a nosso país apenas e descrever aquilo que estou chamando de um desabafo.

Não sou partidário de ficar reclamando sem fazer nada a respeito mas, com relação ao assunto o qual vou reclamar para desabafar, não consigo vislumbrar uma maneira de ajudar na solução a não ser começar pelo que estou fazendo aqui.

Nosso país está emburrecendo numa taxa alarmante. E está emburrecendo tanto que está começando a contagiar os que começaram o processo de emburrecimento populacional. E cada dia mais essa bestialização de nossa gente aumenta.

Desde que o primeiro governante corrupto apareceu, percebeu que pessoas questionadoras, curiosas e inteligentes são um problema. Começo até a pensar se a corrupção não é uma anomalia cerebral. De repente, alguma pesquisa séria no mundo, poderá um dia demonstrar que, já no berço, poderemos verificar se o indivíduo será um corrupto. Não tem o teste do pezinho, da orelhinha, então, faremos o teste da carteirinha. Deixe uma no berço ao lado, se a criança roubar, será um corrupto. Agora sem brincadeira, acho mesmo que a corrupção pode ser uma anomalia física em algum órgão do corpo. Alguma glândula secretando substâncias que fazem o indivíduo querer o que não é seu. Querer dinheiro numa escala sem precedentes. Querer enriquecer para, nada!

Mas voltemos ao que o governante corrupto percebeu. Se não existir a massa pensante, o resto é um pasto. Gado. Um grande e imenso rebanho que vai seguir o outro sem pensar.

Os jovens gostam tanto de WalkingDead. Taí. Estamos vivendo um apocalipse zumbi. É o que vejo todos os dias. Gente hipnotizada, zumbi, seguindo coisas sem sentido, sem valor, simplesmente porque todo mundo faz. Sem questionar o real significado, a abrangência, a necessidade daquilo. Uma geral e completa banalização de tudo.

Estou vendo pessoas escandalizadas com o preço do iPhone 5S e do PS4. Putas da vida, essas pessoas se queixam que os fabricantes as estão impedindo de comprar por causa do preço exorbitante. Mas, você precisa disso? Se está caro, não compre. Porque você precisa do iPhone 5S? Porque você precisa do PS4? Se o fabricante não teve a dignidade de criar um produto viável economicamente onde quer que ele seja vendido, e está impossibilitando que as massas comprem, faça um favor a si mesmos e NÃO COMPREM. Com toda a certeza do universo, o fabricante vai pensar melhor.

Afinal, porque você precisa de um aparelho cada vez mais rápido e potente?

Sou tecnólogo em processamento de dados e desenvolvo sistemas (programando também além de coordenar uma equipe) para diversas plataformas e sistemas operacionais, incluindo dispositivos móveis. Tenho em casa um Mac Dual Core (de 2010) porque meu antigo PC que vinha me acompanhando desde 2003 queimou. Tenho um celular Android de 5 anos (porque meu antigo Motorola quebrou e eu estava com ele há 8 anos). Recentemente comprei um notebook porque o trabalho exige mas peguei o que tinha de mais simples na Dell (que por acaso era o mais barato na FNAC). E consigo realizar TODAS as minhas atividades perfeitamente bem. Não jogo no computador. Se jogasse, compraria um console. Mas não me veria comprando um XBox ou um PS. Simplesmente porque não vou pagar mais de 100 reais num jogo e não vou desbloquear meu aparelho porque sei quanto dói a pirataria. O que eu faço? Não Compro!!!

Tenho um carro da Fiat com 10 anos. Nunca me deu problemas mas, para isto, a manutenção do veículo está sempre em dia. Freios verificados mensalmente, óleo trocado com a metade do tempo requerido. Nunca uso o veículo acima da sua capacidade. E a economia que tenho com ele é GIGANTE! Tem gente que me pergunta: mas como seu carro ta durando tanto e é tão velho? Cuidado. Inteligência. Que todos nós temos mas temos preguiça de usar.

Porque as duas indústrias mais poluidoras do mundo tem que ser as que mais ganham e menos fazem pelas pessoas? (Automóveis e Informática)

Não contribuo para a gastança de dinheiro mas acredito que possa haver evolução de tudo isto sem ARREGAÇAR nosso orçamento. E para desvendar como fazer isto, temos que voltar a nosso bom e velho Brasil.

Praticamente todo mundo que estudou comigo, seja no colégio, seja na faculdade, não são grandes expoentes em nada. Três ou Quatro da faculdade viraram pessoas importantes no que fazem. Me considero uma pessoa de sucesso porque faço o que gosto, ganho quanto quero e trabalho onde quero. Graças ao cósmico e a meu próprio esforço pessoal, posso me dar ao luxo de falar isso. Já na minha geração, a alienação estava alta. Muito alta. O enobrecimento da força em detrimento da inteligência era mais do que visível. Bullying? Sou PhD nisso.  Foi o que mais aprendi nas escolas que estudei: que se você não atormenta alguém, se você não espanca alguém e não desconta no outro as bordoadas e a ignorância de seus pais, você não é ninguém. E tem platéia! As meninas da escola adoravam ver o fortão bonitão socando os coitados que não queriam brigar. Nossa que maravilha! Elas só esquecem que uma ameba daquelas, quando estiver casada com ele, será a vítima. E vai ser espancada! Lei Maria da Penha? Pra que? Pra botar na cadeia depois que o cara já fez? Que tal a Lei Pai-Mãe na Cadeia e filho no Reformatório quando o filho ou filha pratica Bullying? Que tal multas severamente pais que entregam a educação de seus filhos a terceiros? Que tal multa para pais que tem filhos porque a sociedade cobra? Que tal multas a igreja católica pelo "crescei e multiplicai-vos" causando todo o transtorno de superpopulação que temos no mundo hoje?

Tem dias como hoje que eu abro a janela e grito a plenos pulmões: "Será que ninguém pensa nessa porra?" e vejo a cara dos vizinhos me olhando como se eu fosse um descontrolado alienígena. Indagando por suas expressões faciais o porque de eu os estar incomodando e sem ao menos filosofar um instante sobre aquilo.

É engraçado que alguns falam de um mundo global mas ninguém respeita realmente a individualidade. É engraçado que a maior parte da população clame por um "messias" um "salvador" e quando algo diferente aparece, os caras colocam numa cruz, queimam, ignoram, difamam ... como alguém vai ser salvo se não sabe exatamente do que tem que ser salvo? Ouviram isso de alguém: temos que ser salvos. Do que? De quem? Quem poderá nos salvar?

Porque eu preciso de um sabão que lava mais branco? Preciso lavar roupa. Preciso mesmo? Só para minha saúde ou para agradar a alguém? Mas a maioria da população mal tem o que vestir.

Preciso de um creme dental que me da 12 horas de proteção contra as cáries mas, a maioria da nossa população já não tem boa parte dos dentes na boca.

Preciso de um smartphone com acesso a internet ultrarapido com processador arm octacore com 16gb de memória mas a maioria das operadoras oferece um sinal de internet precário, você nunca vai encher a memória do celular mesmo que ela tenha menos de 16gb e a maioria de nossa população não sabe o que é octa, muito menos o que é core.

Será que sou só eu que tenho vontade de dar uns 15 passos para tras, voltar a escola e aprender tudo de novo porque minha sensação é de que esquecemos de alguma coisa!!!

Fico ainda indignado com meus amigos PeTistas (agora ex petistas) falando idignados sobre as prisões dos mensaleiros. MEU DEUS!!! Não faz 2 anos que esse mesmo povo idolatrava o PT,  que eram os heróis nacionais, que estavam dando um jeito no Brasil. Agora ser Petista é o mesmo que ser criminoso. É pejorativo!!! MAS SEMPRE FOI!!!!!

Que partido político brasileiro presta? Que político presta? Porque temos isto então? Porque existem eleições se não sabemos eleger? Só para dizer: mas é meu direito! Lembra da história da pasta de dentes logo acima? Você precisa votar mas, em quem? Pra quem? Porque? Você sabe realmente votar? Você não tem brevê, te colocam na cabine de um caça e falam: pilote, é seu direito. Você vai saber sequer ligar a máquina? Você se arriscaria a começar a voar? Você vai morrer!!!!!!!! E matar alguém junto: este é o meu problema!!!!

Estão me arrastando junto com todo mundo para esta loucura que eu descrevi! Eu não voto em ninguém porque vagabundo nenhum merece meu voto: mas tenho que ser governado por gente que eu não suporto porque idiotas que não pensam escolheram. Tenho que andar de acordo com leis que os mesmos pederastas escolheram e não tem a menor idéia do que estão fazendo.

Não há a vida de exceção. Não há. Tudo é medido por baixo, nem pela média, por baixo, porque senão os menos capacitados não terão chance. Sabe, sou completamente a favor do mais forte ajudar o mais fraco mas, o que acontece em nosso país todo dia é que o mais forte tem que ajudar ele, o mais fraco, o mais fraco ainda e o mais forte do que ele. Caramba!!!! Será que sou só eu que vejo isso?

Estou louco ou outros estão cegos?

Quando será que eu verei uma população que valoriza o esforço ao invés do atalho? Quando será que eu verei a minha população valorizando a inteligência e o caráter ao invés do corpo e do sexo? Quando será que eu verei minha população deixando de ouvir músicas cujo conteúdo foi escrito num papel higiênico ao invés de uma bela obra matematicamente produzida e harmonizada na consagrada arte da música? Quando será que eu verei minha população deixando de ir às urnas e se negando a sair de casa enquanto TODA a política nacional não for revista? Quando é que eu verei minha população deixando de aclamar futebol e carnaval como coisas sagradas? Quando?

17 de mai. de 2013

Desabafo de um Coordenador de Desenvolvimento

Quero crer que não estou fazendo errado, nem pensando erroneamente, nem que eu tenha ficado louco, obsoleto ou mereça ser enviado a marte por tempo indeterminado.

Desenvolvo sistemas há mais tempo do que imaginei que faria. Sou apaixonado por tecnologia e me orgulho em dizer que sou um dos poucos profissionais na ativa que desenvolve ferramentas que são realmente seguras. Sempre foi meu objetivo, aliar Segurança da Informação ao Desenvolvimento de Sistemas.

Um outro atributo que relaciono a mim com o mesmo orgulho foi o de pensar simples. Eu sempre li que os grandes mestres do passado, os grandes inventores e todos aqueles a que hoje chamamos sábios ou filósofos diziam que o Ego humano é o grande inimigo, que se deixarmos o ego ditar o que deve ser feito, nunca faremos nada.

E desde que li isto, passei a pensar simples. E cheguei onde cheguei e ganho o que ganho pensando simples.

Parece, infelizmente, que a simplicidade no mundo morreu. Morreu em detrimento da "Burocracia Tecnológica".

Vocês, caros leitores, acham que a mídia da TV, Rádio e Jornal apodrecem a mente das pessoas comuns com assuntos variados, fazendo com que nosso povo seja imbecilizado pensando apenas em diversão e futebol, não faz idéia do que a "mídia de TI" faz com nossos profissionais.

Vocês já se perguntaram porque tem que trocar de carro todo ano (para os que podem)? Porque você deve comprar essa ou aquela marca de produto? Porque eu tenho que adquirir o último iPhone 5 e que o iPhone 4S (que não tem um ano de lançamento) já não presta e se a operadora me desse de graça eu jogaria fora?

A mídia faz o seu trabalho: confundir a sua mente. E você faz o seu: ser idiota e acreditar neles.

Pois bem, fiquei realmente PUTO em ver que a mídia de TI está fazendo um estrago enorme na cabeça dos profissionais mais novos. Some-se a isto a falta completa e total de regulamentação da nossa área e, só poderia acabar em merda.

Estou há uma semana e meia procurando preencher uma vaga deixada na equipe que estou coordenando e não consigo. Coisa básica: preciso de um programador entre júnior e pleno que saiba JAVA, SWING, Hibernate conectando-se a SQL Server 2008. Um sistema cheio de regras de negócio mas que, em questão de estrutura é o mais simples possível. Bem assim: Tela > Delegate > Façade > DAO > Bean. Simples assim. Acredito realmente que, dado que não vamos ter uma camada de serviço entre a Tela e o resto, a Façade está sobrando. Isto pode ser mudado num futuro breve.

Pois bem, selecionamos 30 candidatos na net via APInfo, Catho, Manager, entre outros. Chamamos para a entrevista. O resultado foi um desastre. Para a psicóloga o que foi demonstrado foi: arrogância, fraqueza de carater, prepotência, problemas com autoridade, problemas com cumprimento de prazos e metas e por ai vai. Comigo é mais simples: apliquei uma prova, 14 questões de múltipla escolha e 6 dissertativas sobre Thread, Hibernate (como configurar), laços, herança e comandos básico de JAVA, afinal, queremos um júnior para pleno.

Fiz o seguinte: pedi ao membro que considero o mais júnior da minha equipe para fazer a prova. Ele tirou 7.5 (de 10) então pensei, bom, a prova deve estar fácil demais ou o rapaz é muito bom. Esta mesma prova foi feita pelos 30 candidatos que (entre eles 5 se considerava Sênior ou de Pleno para Sênior) a fizeram e o resultado foi: dos 30 dois tiraram 6 e o resto ficou abaixo de 3. Pasmem, os que menor nota tiraram mais estavam pedindo em relação a salário (a coisa foi dos 5 aos 10 mil reais).

Que empresa paga 10 mil reais a um programador java pleno? Me falem onde é que eu vou trabalhar la!!!

O que me emputeceu mais não foi nem a minha dificuldade em encontrar alguém com real conhecimento e com humildade para querer ganhar o que vale. Meu emputecimento ficou na entrevista de um determinado candidato discutindo comigo o que ele queria fazer na empresa caso fosse contratado:

Eu: "O que está te motivando a procurar outras oportunidades, visto que a empresa que você está é bem conceituada no mercado e parece que você está lá há uns 2 anos?".

Candidato: "Veja, estou desapontado com a empresa onde estou trabalhando porque lá não tenho como inovar. Eu estou estudando a tecnologia X e a Y em casa e acho que se aplicarmos isto na empresa vamos ganhar muito com isso, muito mesmo".

Eu: "Defina o que seria o ganhar muito e quem ganha este muito?"

Candidato: "Ah, nós do desenvolvimento hoje temos que cumprir prazos que não condizem com a realidade e que não nos permite construir corretamente a aplicação, nem realizarmos os testes unitários e os testes funcionais e a qualidade da entrega cai e quando formos realizar a manutenção vamos ter problemas e vai ficar mais difícil e ..." não conseguiu mais continuar.

Lembra todo o blá blá blá que falei antes, da compra do carro e tal? Bem, em 1995 quando comecei a programar tínhamos aplicações desktop para windows ou escritas em C++, ou Delphi ou VB e as aplicações Mainframe em COBOL. Havia começado a ficar popular a internet, discada claro, e os bancos, principalmente, começavam a tentar disponibilizar acesso a seus sistemas aos usuários para diminuir os custos de manter uma agência física.

Muitos bancos disponibilizavam um servidor RAS (tio Google ajuda os novinhos a entender o que é tá?) que com emulador de terminal era possível usar o sistema produto (Conta Corrente, etc) e ver saldos e extratos e realizar algumas outras operações no que chamavam de "cara preta" mas que era a tela do Mainframe.

Alguns inovaram e como estava havendo no Brasil um barateamento do computador pessoal (a bagatela de R$ 3.000,00 por um desktop sendo que um Kadet Sport da Chevrolet custava cerca de R$ 20.000 reais hoje. Um carro daquele tipo hoje estaria na faixa de uns R$ 60.000,00) estas empresas estavam criando aplicativos desktop que os usuários que pudessem fazer home-banking poderiam adquirir na agência e instalar em seus computadores para acessar, com o auxílio de um modem (Googlão ajuda novamente) teriam uma experiência mais rica podendo inclusive gerar relatórios e imprimir em casa, etc.

Estas aplicações eram simples, não tinham desenho em camadas, eram mais orientadas a dejetos do que a objetos e outras nem orientada a objetos eram mas tudo funcionava bem.

Concordo que algumas coisas precisam evoluir mas, evoluir de forma organizada. Hoje não há quem não tenha acesso a internet banda larga, nem que seja via lan-house (lan-house? Já pensou nisto há 10 anos atrás? Você poder tomar café em algum lugar na frente de um computador que não é seu, pagado por isto obviamente e ... bem na época você não ia fazer nada, porque o conteúdo da internet tinha mais a ver com assuntos acadêmicos e coisas de valor do que o monte de lixo que tem espalhado por lá hoje). Também não há quem não tenha computador em casa, ou um smartphone, agora smartTV também. Se evoluir mais minha privada vai postar no Facebook a merda que eu fizer de manhã.

Porque um programador JAVA deixou de ser um programador JAVA? Agora ele é um Programador JAVA-Scala-Ruby-on/offRails-Groovy-Python-SpringMVC-JSF-PrimeFaces-Wicket-etc ...

Porque os "javeiros" não sabem mais programar em JAVA sem o auxílio de algo mais?

Trabalho numa empresa que continua ganhando MUITO por causa principalmente das facilidades que a TI (pequena para um negócio tão grande) gera. 10 programadores. 8 deles programadores Delphi. Delphi 5 e 7. Nada mais novo do que isto. Um programador .NET (entre os programadores Delphi). Mas .NET 1.1 e 2.0. Nada mais novo do que isto.

E tudo funciona bem.

Alguns problemas que temos em relação a manutenção se tem por "cagadacterísticas" de alguns programadores que nem estão mais na empresa. Essas aplicações não tem milhões de camadas. Ganhamos diversos prêmios por essas aplicações feitas de forma SIMPLES e nossos clientes (Gigantescas empresas diga-se de passagem) estão sempre satisfeitos. Alguns deles, que tem essa massa inovadora de programadores, leitores de INFOExame e que estão sempre antenados e na última tendência da tecnologia, nos perguntam sempre como podemos inovar mantendo a simplicidade.

Este é o ponto a que quero chegar: inovar sem perder a simplicidade. JAVA faz. Pronto!!!

Existem algumas coisas que ajudam no caminho, mas, com certeza, não é uma tecnologia que foi inventada ontem que vai te ajudar a ser inovador e tirar todas as dores de cabeça da sua vida. Também não é lendo uma matéria na INFO que você vai se tornar um EXPERT em determinado novo assunto. E não é porque 30 milhões de nerds no mundo que vão numa feira de informática patrocinada pelo Google estão dizendo que o X é o melhor que quem paga nosso salário vai apostar nisto.

Você que está pensando em se candidatar a uma vaga, cheio de sonhos de que numa nova empresa alguém que paga milhões em salários vai olhar para você como o messias leitor de INFO Exame e dizer que você é o cara que vai trazer a nova tecnologia que ninguém usou por mais de um ano e vai te contratar para virar pesquisador. Ninguém vai te pagar para ficar testando algo que alguém fez para você no final chegar a conclusão de que faz o mesmo que outro "treco" já fazia. Ninguém vai te pagar para algo que não traga um retorno material e rápido. Ninguém.

Não caia nessa e não passe o ridículo de buscar algo assim.

Tem uma hora na vida que o novo não importa mais, o que importa é o certo. E o certo é o que faz acontecer, não importa como!

#FicaADica