Iniciei na carreira em 1983 no mundo de Mainframe e cobol, logo após em 1986 fui para o maravilhoso mundo do Unix.
Mas nesta época o Analista de Sistemas ganhava realmente muito bem, era valorizado, sempre recebia cursos e todos os mimos corporativos que lhe são devidos.
Mas havia uma diferença do analista de sistemas atual :
Ele apenas era a interface entre o usuário e o programador !
Sim gente !! Ele fazia fluxogramas, FD's, documentação (E não eram telepatas !).
Este ser denominado Analista de Sistemas mal colocava sua mão maléfica em um terminal.
Depois da maldita onda do "Downsizing", o perfil deste profissional tornou-se quase que divino !
Exigiam que o coitado conhecesse varias linguagens e metodologias, fizesse gestão de "Não sei mais o que", fosse poliglota, e outras mil coisas absurdas para sua pobre carreira.
Sendo assim todos os Analistas a partir da década de 90 sentiam-se os "Próprios Deuses" !
No inicio da década de 90 veio o boom da terceirização, e ai começou a "Festa dos Novos Analistas de Sistemas" !
Qualquer "Zé Mané" que conhecesse um Teclado era considerado Analista de Sistemas.
Os Departamentos de Rh nõ estavam preparados para a grande demanda que o mercado exigia na época, e simplesmente resumindo : Bastava apenas falar que conhecia tal tecnologia que voce já era denominado "Analista de Sistemas"
Isto criou uma forte imagem psicológica nestes tais "Profissionais", que os próprios auto-intitulavam-se "DEUSES", e eles acreditaram nisso.
Sendo toda aquela galera antiga do Mainframe chamavam estes coitados de "Profissionais Patos", pois o pato faz tudo que uma ave poderia fazer : Canta, nada e voa ... só que mal para cacete.
...
Falei todo este bla bla bla para que vocês tenham uma leve ideia dos "Seres" que trabalhavam ao meu lado em uma das grandes empresas de Telecom do mercado Americano aqui no Brasil.
O ambiente operacional da empresa era todos HP-UX, AIX e Solaris, sendo que o único banco era Oracle e as aplicações eram feitas em C++, Forms Oracle e algumas coisas em VB.
Alguns Analistas de Sistemas desta empresa tinham quase que o poder absoluto dentro da área de TI, pois denominavam-se "Os Fodões".
As aplicações eram tão mal feitas, que sempre ocorria problemas de performance, ou erros toscos de lógica.
A culpa sempre era do pessoal de Infra-Estrutura, sempre colocavam a culpa no sistema operacional ou no banco de dados.
Num belo dia de chuva, São Paulo com aquele congestionamento maravilhoso, etc ..., chega o Famoso Ser Analista na minha baía e ja chega esbravejando e "Metendo o Pau" no sistema operacional e bla bla bla.
Olhei para a cara do individuo com expressão de interessado no problema dele e perguntei :
(Adm-UX) - Qual sistema esta com problemas ?
(God-system) - O sistema de coleta de CDR esta lento !! (Com cara de mau)
(Adm-UX) - Espera um pouco que já vou ver.
Neste momento tentei testar os conhecimentos dele em Unix, pois ele dizia aos quatro cantos que "O Cara" de unix.
Fiz aquela cara de preocupado, abri o prompt do shell e digitei :
# pwd
# ls
# top
e fiquei olhando a tela do top por mais de 1 minuto.
Sai do top e digitei novamente os mesmos comandos e ao voltar para a tela do top fiz novamente aquela cara séria e falei para o individuo :
(Adm-UX) - Faz um teste lá que eu já dei um jeito.
(God-system) - Manoooo ! Você é o cara! Vou testar e ja te falo !!
Fiquei olhando ele voltar para a baia dele e quando ele sentou e entrou no sistema de bosta feito por eles ... levantou o polegar e gritou lá de longe :
- Você é o cara !! Parabéns !! Esta uma maravilha !!
Bom ... eu sempre ouvi uma frase dos meus pais :
- O problema não é você enganar os outros ... o problema é você enganar a si mesmo !!
