26 de fev. de 2009

Nada no mundo se compara à vontade de cagar.

Para variar é do Luiz Fernando Veríssimo e, de acordo com ele, é verídico. O conto se chama "Um dia de merda". Estou postando este conto em homenagem a todos os nossos dias que passamos ao lado do nosso mais do que amado Canho do Pé Preto porque, como diz aquele velho ditado chinês "Um dia com o canho é sempre um dia de merda". E vamos a ele:

Um dia de merda

Luiz Fernando Veríssimo (verídico)

Aeroporto Santos Dumont, 15:30. Senti um pequeno mal estar causado por uma cólica intestinal, mas nada que uma urinada ou uma barrigada não aliviasse. Mas, atrasado para chegar ao ônibus que me levaria para o Galeão, de onde partiria o vôo para Miami, resolvi segurar as pontas. Afinal de contas são só uns 15 minutos de busão. “Chegando lá, tenho tempo de sobra para dar aquela mijadinha esperta, tranqüilo”. O avião só sairia às 16:30.

Entrando no ônibus, sem sanitários, senti a primeira contração e tomei consciência de que minha gravidez fecal chegara ao nono mês e que faria um parto de cócoras assim que entrasse no banheiro do aeroporto. Virei para o meu amigo que me acompanhava e, sutil, falei: “Cara, mal posso esperar para chegar na merda do aeroporto porque preciso largar um barro”. Nesse momento, senti um urubu beliscando minha cueca, mas botei a força de vontade para trabalhar e segurei a onda. O ônibus nem tinha começado a andar quando, para meu desespero, uma voz disse pelo alto falante: “Senhoras e senhores, nossa viagem entre os dois aeroportos levará em torno de 1 hora, devido às obras na pista”. Aí o urubu ficou maluco querendo sair a qualquer custo. Fiz um esforço hercúleo para segurar o trem merda que estava para chegar na estação ânus a qualquer momento. Suava em bicas.

Meu amigo percebeu e, como bom amigo que era, aproveitou para tirar um sarro. O alívio provisório veio em forma de bolhas estomacais, indicando que pelo menos por enquanto as coisas tinham se acomodado. Tentava me distrair vendo TV, mas só conseguia pensar em um banheiro, não com uma privada, mas com um vaso sanitário tão branco e tão limpo que alguém poderia botar seu almoço nele. E o papel higiênico então: branco e macio, com textura e perfume e, ops, senti um volume almofadado entre meu traseiro e o assento do ônibus e percebi, consternado, que havia cagado. Um cocô sólido e comprido daqueles que dão orgulho de pai ao seu autor. Daqueles que dá vontade de ligar pros amigos e parentes e convidá-los a apreciar na privada. Tão perfeita obra, dava pra expor em uma bienal. Mas sem dúvida, a situação tava tensa. Olhei para o meu amigo, procurando um pouco de solidariedade, e confessei sério: “Cara, caguei”.

Quando meu amigo parou de rir, uns cinco minutos depois, aconselhou-me a relaxar, pois agora estava tudo sob controle. “Que se dane, me limpo no aeroporto” – pensei. “Pior que isso não fico”. Mal o ônibus entrou em movimento, a cólica recomeçou forte. Arregalei os olhos, segurei-me na cadeira, mas não pude evitar e, sem muita cerimônia ou anunciação, veio a segunda leva de merda. Dessa vez, como uma pasta morna. Foi merda para tudo que é lado, borrando, esquentando e melando a bunda, cueca, barra da camisa, pernas, panturrilha, calças, meias e pés. E mais uma cólica anunciando mais merda, agora líquida, das que queimam o fiofó do freguês ao sair rumo à liberdade. E depois um peido tipo bufa, que eu nem tentei segurar, afinal de contas o que era um peidinho para quem já estava todo cagado. Já o peido seguinte, foi do tipo que pesa. E me caguei pela quarta vez.

Lembrei de um amigo que certa vez estava com tanta caganeira que resolveu botar modess na cueca, mas colocou as linhas adesivas viradas para cima e quando foi tirá-lo levou metade dos pêlos do rabo junto. Mas era tarde demais para tal artifício absorvente. Tinha menstruado tanta merda que nem uma bomba de cisterna poderia me ajudar a limpar a sujeirada. Finalmente cheguei ao aeroporto e, saindo apressado com passos curtinhos, supliquei ao meu amigo que apanhasse minha mala no bagageiro do ônibus e a levasse ao sanitário do aeroporto para que eu pudesse trocar de roupas. Corri ao banheiro e, entrando de boxe em boxe, constatei a falta de papel higiênico em todos os cinco.

Olhei para cima e blasfemei: “Agora chega, né?” Entrei no último, sem papel mesmo, e tirei a roupa toda para analisar minha situação (que conclui como sendo o fundo do poço) e esperar pela minha salvação, com roupas limpinhas e cheirosinhas e com ela uma lufada de dignidade no meu dia.

Meu amigo entrou no banheiro com pressa, tinha feito o “check-in” e ia correndo tentar segurar o vôo. Jogou por cima do boxe o cartão de embarque e uma maleta de mão e saiu antes de qualquer protesto de minha parte. Ele tinha despachado a mala com roupas. Na mala de mão só tinha um pulôver de gola “V”. A temperatura em Miami era de aproximadamente 35 graus.

Desesperado, comecei a analisar quais de minhas roupas seriam, de algum modo, aproveitáveis. Minha cueca joguei no lixo. A camisa era história. As calças estavam deploráveis e, assim como minhas meias, mudaram de cor tingidas pela merda. Meus sapatos estavam nota 3, numa escala de 1 a 10. Teria que improvisar. A invenção é mãe da necessidade, então transformei uma simples privada em uma magnífica máquina de lavar. Virei a calça do lado avesso, segurei-a pela barra, e mergulhei a parte atingida na água. Comecei a dar descarga até que o grosso da merda se desprendeu.

Estava pronto para embarcar. Saí do banheiro e atravessei o aeroporto em direção ao portão de embarque trajando sapatos sem meias, as calças do lado avesso e molhadas da cintura ao joelho (não exatamente limpas) e o pulôver gola “V”, sem camisa. Mas caminhava com a dignidade de um lorde.

Embarquei no avião, onde todos os passageiros estavam esperando “O RAPAZ QUE ESTAVA NO BANHEIRO” e atravessei todo o corredor até o meu assento, ao lado do meu amigo que sorria. A aeromoça se aproximou e perguntou se precisava de algo. Eu cheguei a pensar em pedir 120 toalhinhas perfumadas para disfarçar o cheiro de fossa transbordante e uma gilete para cortar os pulsos, mas decidi não pedir: “Nada, obrigado. Eu só queria esquecer este dia de merda!"

As canhisses de um canho

Então galera, estamos aqui mais uma vez diretamente da canholândia para mais um relato verídico ainda que absurdo da vida dos pobres TIzinhos e seu canho de estimação.

É verdade que uma das maiores características de qualquer canho que se preza é seu total desrespeito pela condição humana, principalmente daqueles sob sua responsabilidade. 

Este que vos escreve encontra-se enfermo. Pode não ser nada espetacularmente grave mas dói durante as crises e muito provavelmente precisarei de cirurgia para não mais sentir dores.

Obviamente que fui ao médico. Obviamente que estou com licença médica por dois dias com atestados e tudo o mais. Obviamente que até o RH da empresa já sabe que estou acamado e com licença médica. Mas isto não é nada para o canho. Não crianças, para o canho o fato de você não ter vindo trabalhar por motivo de doença não lhe dá o direito de não trabalhar. Para ele você apenas foi um menino mal criando que resolveu por pirraça trabalhar em casa. Você não está com dores de cabeça fortíssimas daquelas que o monitor do computador parecem o sol do meio dia nem está com tanta dificuldade de respirar que parece que a bunda da Mulher Melancia está afogando seu nariz. Não. Para ele isso não existe.

Recentemente o canho teve seu dia de enfermidade. Dia não, três deliciosos e longos dias. Três dias tão bons que quando acabaram deixaram saudade, afinal, "Um dia sem o canho é um dia feliz. Imagine três então".

Logo, aqui vai um conselho do tio Documentador para vocês. Não fiquem doentes enquanto trabalharem para o canho. Porque ele vai tornar, como sempre, a sua vida um inferno.

24 de fev. de 2009

Brincadeiras que te tornam um canho

Qualé galera! Vai dizer que ninguém nunca fez uma brincadeira ou um trote com amigos do trabalho que te fizeram parecer a imagem encarnada e esculpida do verdadeiro Canho do Pé Preto? Ah, sem hipocrisia. Tenho certeza de que já fizeram. Confesso que eu mesmo já fiz e vou relatar algumas.

Uma época eu era Sênior de uma empresa de auditoria e me contaram algumas histórias. Uns causos de TI. Ai vão elas:

"O causo do mouse do mainframe".
Um certo dia comum num cliente, estava lá aquela equipe de auditoria de sistemas, sem fazer nada, nem seu serviço. E lá estava também o pobre estagiário. Estagiários são criaturas engraçadas. Geralmente eles acreditam nos mais experientes da equipe sem nunca questionar o porque das coisas. Talvez seja por isso que há quem diga que "estagiário é que nem espermatozóide: só um em um milhão vira gente". 

Desse modo, para matar mais rapidamente o tempo, um dos sêniors, encapetado, pediu para o estagiário zé-mané ir a um determinado setor do cliente (obviamente que era uma fábrica gigantesca e ele teria que caminhar longamente) para buscar uma peça que estava faltando para completar o trabalho: o mouse do mainframe. O moleque obviamente e muito sagaz pergunta: "Como saberei como é esse mouse. Obviamente não deve ser igual a um de micro justamente por ser o de mainframe". O sênior, canalha, já quase cagando nas calças mas mantendo a linha sem rir diz "O pessoal do departamento vai te entregar ele. Não se preocupe".

Assim que o abobado saiu, ele liga pro tal departamento (que era de TI é claro) e pede para que eles entreguem para o moleque qualquer coisa que seja pesada e tenha um fio. 

Depois de caminhar mais de meia hora até o tal prédio, debaixo de um sol escaldante, o coitado chega e é recepcionado por um dos fanfarrões que iria dar continuidade à brincadeira e este lhe entrega um troço que pesava uns 3 quilos e tinha um fio. Era uma fonte. E disso boboca "Nossa, pra que um mouse tão grande assim?". "É claro que tem que ser grande, afinal, o mainframe é um computador de grande porte. Os pequenos não funcionam com ele", disse seu interlocutor. E o coitado foi embora. Novamente andou aqueles metros todos e embaixo do sol, só que desta vez com a fonte / mouse embaixo do braço.

É crianças. Depois nós não sabemos porque sofremos na mão do nosso Canho.

"O caso da chave de criptografia"
Esta foi dos idos de 2000 quando eu trabalhava na mesma empresa de auditoria como Consultor Senior em PKI. Estávamos num cliente para realizar um projeto de teste de penetração e faríamos uma consultoria em Criptografia. Dependíamos do cliente para começar o projeto e o mesmo só nos deu uma sala de reunião para ficarmos e mais nada. Enquanto ele não voltava com autorizações para início, pontos de rede que funcionassem e etc, ficávamos ali na nossa. Em dado momento, o tédio baixou e eu já pensei em me divertir. Já conhecia o pessoal de TI de lá de outros projetos e montei o esquema. 

Pedi para a estagiária ir até a sessão desse meu amigo para que ele pudesse nos emprestar uma chave de criptografia que nos ajudaria no projeto. Muito solícita a estagiária foi. Logo que ela sai, já dou meu telefonema. "Cara, ela ta indo aí buscar uma chave de criptografia (e eu cascando o bico), dá qualquer bosta ai pra ela. Depois eu vou dizer que ela precisa da outra que forma o par". Tudo pronto! Trote feito.

E não é que a cabeça de piaba velha trouxe mesmo. Ele deu pra ela uma chave de armário. "Então, mas ele só te deu isso. Tem que ter o par da chave. Se não tiver o par a gente não consegue decriptar a mensagem. Volta lá que ele vai te dar a outra. Ah, mas tem que ser uma dourada tá?".

E laiá. Depois pergunta porque a gente hoje se ferra.

21 de fev. de 2009

Larga meu disquete

Vou aproveitar o gancho do post anterior do nosso mais do que querido Administrador do Inferno e postar um acontecimento hilário, ainda que verdadeiro, acontecido num departamento de contabilidade de uma grande empresa brasileira de distribuição de alimentos. Ela é bem barateira e tem produtos extra-ordinários por assim dizer.

Na época (por volta de 1999 - 2000) eu era auditor de sistemas numa empresa de auditoria externa e estava realizando um trabalho de auditoria de sistemas neste cliente em questão (sim crianças o documentador telepata nem sempre foi apenas um documentador, se bem que só o canho me vê assim). Fui ao departamento de contabilidade verificar se já haviam disponibilizado o arquivo contendo os lançamentos contábeis os quais eu teria que usar para realizar parte do meu trabalho.

Foi quando me deparei com uma cena dantesca. Dois contadores gritavam um com o outro por causa de uma divergência qualquer. Um deles, o que perdeu a argumentação então disse "Ah é, ah é só por causa disso olha o que eu faço com a sua planilha de fechamento". E começou a chacoalhar um disquete de 3 1/2 polegadas no ar e o jogou em cima da mesa. E continuou "Ha ha, quero ver só agora". E o outro aos berros, aos urros "Nãããããão! Você embaralhou todos os meus dados, seu desgraçado".

Juro, virei as costas e fui embora antes que eu vomitasse minhas tripas.

Será que um dia aprenderemos que "Usuário e pião são a imagem do cão"?

20 de fev. de 2009

Backup mais rapido de todos os tempos !!

Bom ... comecei nesta área pelos idos de 1983 em uma grande empresa Brasileira de Informatica (Pelo o menos na época) que no final acabou falindo após o Sr. Fernando Collor abrir o mercado de Informática no Brasil .
Graças a este Presidente (Pelo o menos isso ele fez) o mercado de TI foi aberto, pois hoje ainda estariamos na era Medieval em termos de Tecnologia.
Mas voltando ao fato em questao :

Depois de anos dando suporte e vendo a tecnologia melhorar a cada dia que passa, os perifericos de backup melhoraram e muito nos ultimos tempos, e para quem ja fez backup em "Data Coder" com as famosas fitas Cassete da Scoth de 90 Minutos em que guardava no maximo 4 Mb por fita, ultimante os operadores de produção não sofrem tanto como sofriam antigamente.

O fato em questao ocorreu em um cliente nesta empresa Brasileira que mencionei acima.
Foi aberto um chamado para restauração de um ambiente Unix em um determinado cliente.
Eu já de mala pronta dirigi-me ao cliente e já na sala do "CPD" sento na console e faço a seguinte pergunta para o Administrador do Ambiente :

(Eu) - Bom ... o que foi perdido no disco ?
(Adm-UX) - Bom .. bla bla bla bla ... e precisamos voltar este backup urgente !
(Eu) - Bom ... então me passa a fita DDS para que eu possa iniciar o processo de restore.
(Adm-UX) - Haaaa sim !! Ela ja esta na unidade !



Bom pessoal, olhei para a unidade DDS e lá estava a famosa fitinha ejetada.
Eu precionei a "maldita" para dentro da unidade e em poucos segundos ela ejetou.
Bom ... eu pensei que não havia posto força suficiente e novamente pressionei com um pouco mais de força para dentro da unidade.
Para meu espanto novamente ela ejetou !!
Parei olhei atentamente para a fita e retirei para uma analise mais especifica.
Eis que para meu espanto era uma fita de limpeza ! E nestes casos ela esta fazendo o papel para que ela foi projetada : Limpar a cabeça da unidade e ao final ejetar !!

- Olhei para o pobre coitado do Adm-UX e disse :

(Eu) - Esta fita é de limpeza ! Voce não tem a fita em que foi feita o backup ?
(Adm-UX) - Humm, deixa eu olhar no armario.

Neste momento olhei que a fita de limpeza tinha a seguinte identificação : BKP-0129
Bom ... não sei qual o padrão da empresa para identificação, mas tambem não vou entrar no detalhe, pois isso nao interessava no momento.

(Adm-UX) - Dá uma listada no conteudo desta fita aqui por favor !

Novamente olhei para fita e esta tinha a seguinte identificação : BKP-0130, mas só que desta vez vi novamente que era uma "Clean Tape", e novamente falei :

(Eu) - Mas esta fita tambem é de limpeza !
(Adm-UX) - Mas como de limpeza ?? Fazemos backup nestas fitas todos os dias !
(Eu) - Leia isto por favor : C L E A N T A P E ! ! !
(Adm-UX) Sim !! Clean Tape !! e o que é que tem isso a ver com o restore ?
(Eu) - Mas isto é uma fita de limpeza !
(Adm-UX) Naooo ! Voce esta enganado !! Isto grava os dados com maior clareza ! Por isso tem o nome de "Clean Tape" !!

Pessoal !! Voce nao imaginam cada tipo de profissioanal que existem por ai ! Mas o bichinho era de assustar!
Mas voltando ao momento em questao :

(Eu) - Humm ! Explica para mim como se fosse falar para a sua avó : O que voce entende por Clean Tape ?
(Adm-UX) - Bom ... o que ensinaram em um cursinho que eu fiz de 8 horas de Unix foi que a fita "Clean Tape" era para gravar os dados com maior clareza, e por isso tem esse nome Clean, que quer dizer limpo ! Não é mesmo ??

Eu ja com vontade de fazer um "Arakiri Anal" alcalmei-me e expliquei :

(Eu) - Naooooo ! Voce esta equivocado ! Esta fita serve para limpar a cabeça de leitura e gravacao da unidade de fita DDS!
(Adm-UX) - Haa não é naoo !!! Voce que esta enganado !
(Eu) - Bom tenho uma fita aqui na minha bolsa e vou fazer um teste para voce !

Peguei uma fita, fiz backup de apenas "Um" arquivo e no mesmo momento fiz o restore.
Ele olhou com aquela cara de quem nao estava preocupado e falou :

(Adm-UX) Ahhh... mas a sua fita demora muito para fazer o backup, a minha faz tao rapido que em 10 segundos ela ja bota para fora !

Neste momento eu ja nao sabia mais o que falar para o sujeito, e na maior calma :



(Eu) - Bom ... ja que voce esta dizendo que a esta fita (Clean Tape) faz o backup, então peço a gentileza de demonstrar como fazer o respectivo restore ?
(ADM-ux) - Ahh sim !! pois nao !!

Ele sentou na cadeira, digitou a linha de comando para backup, colocou a fita e deu enter no comando.
Logo apos veio a famosa mensagem de erro do CPIO : Cannot write on /dev/st0

Olhei para a cara do individuo e perguntei :

(Eu) - Bom ... e o que voce me diz sobre esta mensagem ?
(Adm-UX) - Haa feito com sucesso ! Agora vou fazer o restore !

Ele pegou a fita que havia ejetado e anotou o numero de serie em um papel.
Logo apos digitou o comando de restore + o numero de serie da fita, colocou a fita na unidade e logo apos enter no comando. e novamente ocorre a seguinte mensagem : "Cannot read on /dev/st0_0113484486#1231ABC"

Olhei para a console por aproximadamente 2 minutos sem acreditar no que estava vendo e perguntei :

(Eu) - Mas que numero é esse junto com o device ?
(Adm-UX) - É a senha para restaurar o backup, pois a fabrica anota esta senha em cada fita que ela fabrica !

Fechei minha mala, apertei a mao dele e disse que estaria voltando para a empresa para analisar o caso e daria retorno.

Voltei fiz um relatorio detalhado do que aconteceu e no outro dia me liga o chefe deste Maravilhoso Administrador Unix :

(Canho do Adm-UX) - Bom dia !! Voce poderia explicar o que aconteceu ?

Expliquei e disse que ele não tinha nenhum backup e que todas as 180 fitas que ele tinha eram apenas de limpeza e que ele nao tinha nenhum BACKUP !!
Houve um silencio, ele agradeceu e desligou.
Duas semanas mais tarde, vejo o Adm-UX no departamento de RH fazendo entrevista, e por mais sinistro que pareça ... ele ... foi contratado para trabalhar em um de nossos clientes !!
E viva o maravilhoso mundo de TI !!!

That´s All Folks !!!

A vida maravilhosa no mundo de TI



Caros colegas de BLog, parei ontem para pensar e cheguei a seguinte conclusão sobre nossa maravilhosa área em que trabalhamos "Tecnologia da Informação"
Nome bonito não ???
Quem não conhece a area pensa que estamos ganhando "rios de dinheiro" e somos deuses gregos no Olimpo.
Infelizmente a coisa não é bem assim nao !!!
Voce fica em media de tres a quatros com a sua "COM2" sentado em um banco de Faculdade ou de uma Universidade aprendendo coisas que no minimo estão "ultrapassadas" ou coisas que "Nunca" veremos no mercado de trabalho.
E tambem porque não dizer sobre o nivel de ensino das Universidades Publicas e Privadas!
Temos conosco uma frase interessante :

- A Universidade é publica porque a merda é para todos, e a Faculdade é privada porque é para lá que voce vai (A Privada) quando voce sair dela com o famoso "Diploma" na mão.

Mas voltando ... neste pequeno universo vemos os jovens começando em suas carreiras de TI avidos por conhecimento e por melhores salarios.
Há os que apenas formam-se e continuam até o fim de sua carreira simplesmente sem "Ser alguem" neste famigerado mercado de TI.



Eu particularmente participo na empresa em certas ocasiões nas entrevistas, e vejo que a coisa simplesmente esta "Medonha".
A maioria que vem para uma certa vaga é simplesmente e falando francamente : Despreparada profissionalmente e incapaz para a vaga em questão.
Infelizmente chegam estes profissionais em nossas mãos porque eles simplesmente "Enfeitam" ou "Fazem maquiagem" no conteudo do Curriculum.
Colocam que ja fizeram isso, participaram daquilo e estão em tal projeto, e bla bla bla... e como a "coitada" da recrutadora do RH não sabe se o candidato esta mentindo, ela simplesmente após verificar se o "candidato" não baba verde e sabe a diferença entre um Tijolo e uma CPU, ela passa a "Fera" para avaliarmos.
Eu tenho por costume ja entrar na sala de entrevista descontraido e deixando a pessoa bem a vontade.
Pergunto sobre trivialidades do seu CV e vou avaliando com que tipo de pessoa estou falando.
Avalio tambem se o individuo sabe sobre o basico de informatica e na maioria das vezes ... vejo que os coitados simplesmente "Fingem que sabem" !!

Teve um caso famoso que temos por aqui que é do "O Cara que sabe tudo de Linux"
Eis um resumo da entrevista :

Apos as saudações e do bla bla bla fiz a seguinte pergunta :

(Eu) - Vejo no seu CV que você colocou que conhece Linux, mas não especificou qual distribuição você tem dominio.
(Candidato) - Ahhh chefia !!! Eu manjo de todas as distribuições !
(Eu) - Ahh claro !! Mas diga-me uma distribuição em que você tem bastante familiaridade?
(Candidato) - Ahh ... todas !! Eu não tenho uma preferencia definida.
(Eu) - Mas por favor diga-me uma em particular?
(Candidato) - Humm ! Agora de Cabeça não consigo lembrar, mas pode acreditar, eu conheço todas !!

A partir deste momento eu pensei : PQP !! OU este cara é a reencarnação do Einstein, ou ele esta "de sacanagem" comigo !

(Eu) - Bom ... então vamos falar sobre quais produtos e aplicações você ja implementou em um ambiente Linux ?
(Candidato) - Se o senhor não achar que é ousadia minha, mas acho que tem tudo isto no CV !
(Eu) - Hummm ... (Olhando o CV com cara de quem esta preocupado) pelo que vi seu CV tem apenas uma pagina e não esta descrito nada a respeito.
(Candidato) - Ahh claro que sim ! Quando coloco que conheço Linux, deve-se presumir que tambem conheço tudo que possa ser executado nele !!

Bom ... amigos de Blog ... neste ponto deu vontade de levantar da cadeira e falar calmamente : Nooosssaaaa ! Então porque voce não abriu sua propria empresa de TI?
Mas a ética profissional nãp permite esta postura.
Mas voltando a entrevista com o Genio de Linux :

(Eu) - Voce faria um teste sobre Linux hoje?
(Candidato) - Hummm ... sim ... mas que tipo de teste?
(Eu) - É simples ! Moleza para voce ! Voce vai instalar um "Slackware", subir um serviço de SFTP e irá fazer um "Hand-shake" de chaves do SSH com outro Linux e iremos trocar arquivos entre eles sem o pedido de senha para um usuario em comum entre as duas maquinas !
(Candidato) - (Com uma cara de quem viu a bomba de Hiroshima)... Mas ... mas ... mas ... tem que ser agora ?
(Eu) - Sim ! Claro !

O coitado ficou tão sem jeito que começou a suar, suar e a gaguejar, que ao final disse :

- Sabe ... hoje ante de vir para a entrevista eu vi um pobre mendigo desmaiado em uma calçada e isso abalou muito minha cabeça ... bla bla bla ... e ... nao podemos marcar isso para outro dia ?
(Eu) - (Com cara de preocupado) Bom ... se não for hoje, tem que ser no maximo amanhã até o fim do dia.

E resumindo ... estou esperando o sujeito até hoje !!

Mas voltando a maravilhosa vida de TI apenas deixo alguns topicos para refletir :

- tudo que voce aprender agora e que é Top de Tecnologia ... em no maximo "Um ano" já é considerado : Ultrapassado, ou a versão já não é mais a mesma, e neeste casos, lá vai voce de novo gastando dinheiro para "Atualizar-se"

- Nao acredite em Projetos com : Começo, meio e fim ! Pois um projeto acaba pelos seguintes discursos : (1) Faltou Budget (2) Cliente trocou de fornecedor (3)Ficou tão longo que transformou-se em "Projeto de Catedral" (Dura no minimo 500 anos para acabar

- Nunca voce ira ganhar aquilo que voce pensa, ou se ganhar ... é por pouco tempo.

- Sabe aquela gostosa que entrou no seu departamento como estagiaria e ao final do estagio ela vira sua coordenadora ?? É ... VAGINA vale mais do que um diploma ou uma Certificação !!

- A vida de TI vai te consumir de uma forma que voce ao final : Terá casado diversar vezes, tera problemas nas mãos e quando aposentar-se sera um Zumbi Maluco que não poderá conviver com outras pessoas



Por isso pessoal : C U I D A D O !!

A vida de TI não é brincadeira !!

Plano de Carreira ... OU ... Plano para correr da empresa !

É ... caros colegas de TI, infelizmente "A gente não quer só comida, diversão e arte"
Nesta area sobrevivem os que estão sempre atualizados, em dia com as novas tecnologias, e finalmente falando : Atualizando-se com Cursos, Palestras, Work Shop´s, etc, etc e etc ...
Mas falando francamente, trabalho em uma empresa que do dia para a noite resolver virar uma empresa de "Grife", sim ... isso mesmo : "G R I F E"
Eramos uma empresa de TI que tinhamos muitos "Clientes" e estavamos com o status de "Tudo muito bem".
Mas neste dia fatidico ocorre a seguinte situação: Vamos fechar a empresa antiga e abrir uma nova empresa, com um novo nome e teremos novos clientes, e bla bla bla.
Eis que acontece o inevitavel : Crise Economica Mundial !
De lá para cá estamos de fronte ao maior espetaculo de perda de clientes dos ultimos tempos !
Resumindo : Estamos a 2 anos sem vender quase que nada !
Antes não tinhamos "Target" para clientes, e hoje não aceita-se cliente por menos de 20 mil de contrato e bla bla bla.
Resumindo novamente : Estamos numa "Merda" de fazer inveja a Somalia !
Então nosso amado Canho reune o pessoal na sala e profere a seguinte ladainha :

Senhores !
É sabido que a empresa passa por maus bocados, e que tivemos que subtrair do nosso valioso quadro de trabalho mais de 60 colaboradores neste mes.
Nossos clientes estão nos deixando por não sermos mais os mesmos que eramos antes.
Esta faltando o velho espirito competitivo que tinhamos, e bla bla bla.

Meu estomago revirava-se para não vomitar, gases formavam-se em meu intestino e não faltou a boa e velha vontade de "Rolar no chão para dar risada".
Sentia-me como um noivo no dia do casamento, em que da vontade de rir na cara do padre, mas é muita falta de educação fazer isso !!
Mas ao final ele veio com a brilhante idéia :

- Precisamo reciclar o conhecimento de nosso corpo técnico !!!
- Nâo dá mais para ficarmos assim !

Parecia até politico em vespera de candidatura.
Faltou distribuir "Santinhos" com a foto dele para candidatura da Presidencia da Empresa.
Mas voltando à maldita reunião dos infernos :

- E para isso conto com o apoio intelectual de todos da equipe para alcançarmos as seguintes certificações ... e listou em um powerpoint cantinguento uma lista de certificações e seus respectivos "Coitados" que deveriam tirar a suposta Certificação.

Todos aguardaram e ficaram em silencio.
E o silencio foi aumentando e aumentando e finalmente fiz a fatidica pergunta que não quer calar :

- E a empresa vai já acertou os cursos?? Quando começamos??

E o Canho fica com aquela cara de "/dev/null" olhando para o "Nada absoluto" e apos um minuto de reflexão ele quase fuzilando-me com os olhos responde calmamente:

- Meu jovem ... (Pausa dramatica)
- Passamos no mundo uma medonha crise economica, e neste momento não podemos arcar com tais despesas, mas para garantirmos nossos serviços temos que tambem ajudar a empresa, e mais longos minutos de bla bla bla ( E mais um pouquinho de bla) ...

Todos olharam-se com aquela cara de espanto e esperamos novamente nosso "FÜHRER" proferir mais alguma besteira ideológica e ele fala a famosa frase de final de reunião :

- Alguma duvida (Mas com cara de mal é claro !)

Todos voltam para suas baias e ainda por cima na saida temos que ouvir :

- A empresa pensa muito nos seus funcionarios !
- E isto chamamos de "Plano de Carreira" ! (Em tom professoral)

Voltamos para nossa baia e foi interessante ver que todos abriramk seus respectivos "Browsers" e avidamente procuravam por vagas de TI na internet.
Enquanto isso voltei a cabeça para minha maravilhosa Workstation" (Celerom com 256 de RAM) e fui novamente ver se havia alguma vaga interessante no "apinfo", pois senti que precisava planejar meu "Plano para correr da empresa"

Enquanto isso na caverna do Canho ...

Caros leitores e fiéis seguidores de nosso amantíssimo blog. Hoje pela manhã postei uma informação importantíssima de que a temporada de caça ao Canho estava aberta.

Imaginei eu em minha inocência de que o canho ficaria mansinho, mansinho por um tempo, que ele colocaria suas barbinhas de molho e nos deixaria trabalhar em paz por algum tempo. Mas eis que o Canho volta de seu esconderijo no alto dos andares da Diretoria com carga toda.

Isso mesmo pobres profissionaizinhos de TI, o Canho voltou do mesmo jeito.

Concluo que:
  1. Talvez ele não tenha tomado a naba que achamos que ele iria tomar;
  2. Talvez ele tenha tomado a naba e seu orgulho super-humano não o deixe ficar cabisbaixo;
  3. Talvez ainda o canho não tenha tomado naba alguma, tenha sido elogiado pelo bom trabalho em zombar dos pobres TIzinhos e ainda tenha ganho carta branca para botar em nosso cús.
Quem pode saber o que vai acontecer? O que eu acho é que nesse carnaval vou me fantasiar de defunto. Porque acho que a morte está nos rondando.

Está aberta a caça aos canhos. No final nós vamos nos foder.

O que pensa você, caro leitor, quando ouve falar de uma temporada de caça aos canhos de todo o mundo aberta logo antes do carnaval?

Poderia você dizer, ah, não vai dar em nada. Vão achar um canhinho aqui, outro ali, mas os grandões vão continuar ocultos em suas moitas, à espreita de pobres funcionários de TI desavisados e então, TCHAM, desferem seu golpe mortal.

Bem, aqui na tarde de ontem, fomos informados de uma possível caça ao nosso canho. E o pior, o nosso canho parece saber que está sendo caçado. Pior ainda, parece saber que está sendo caçado e que quem começou sua caça fomos nós. FODEU! Vamos todos morrer!

O que devemos esperar?

Talvez vejamos a cabeça do canho empalhada na parede atrás da mesa do diretor? Quem sabe um tapete de canho a enfeitar alguma sala da presidência? Quem sabe até um legítimo casaco de couro de canho para nos aquecer no tenebroso inverno que poderá vir no meio do ano?

Não caro leitor. Seria bom, mas não acho que isto vá acontecer. O canho nos viu, sentiu nosso cheiro, agora, ele vai atacar. E ele começa assim, manso, nos tratando bem, fazendo de conta que nada aconteceu. Já já, sem a menor cerimônia, vem seu ataque. Já vimos o canho devorar um dos nossos bem debaixo de nossos narizes. Nada pudemos fazer para acabar com aquela atrocidade. A ferocidade da cena nos causa espanto e nos tira o sono até hoje. A vítima bem que tentou se defender mas a violência do ataque do canho foi implacável.

Vejam, se este que vos escreve de repente parar de postar, já sabem. O canho fez mais uma vítima.

Mas sosseguem, eu tentarei do céu buscar um médium para psicografar novos posts.

19 de fev. de 2009

Fábrica de Software do Futuro ou McDonald's versão boca de porco

Extra! Extra! O Canho está louco e mordeu o chefe do chefe!

Aleluia! Eis o "Caixeiro Viajante" do canho de volta de sua intrépida missão de não deixar o canho cagar em nossas cabeças. 

Assim que chego, uma surpresa! Novamente o canho começa a viajar na batatinha e durante a ausência desse que vos escreve ele deu à luz (diarréia) uma idéia de criar uma "fábrica de software do futuro" a pedido do chefe de seu chefe. O grande problema é esse: o que ele vai entregar pro cara é praticamente um McDonald's versão boca de porco. Você pede um software de processamento de imagens e ele te entrega uma máquina de fazer peido. Coisa do tipo.

E foi nesse momento, conversando com o pobre Frankenstein, nosso amado mascote, que descobri que o canho morre de medo deste documentador telepata. Afinal, "Ele vai ver o que eu fiz e vai querer mudar tudo". 

Gente! Estou me cagando de rir até agora.
Mas ao mesmo tempo algo me preocupa. Os canhos são criaturas ardilosas e vingativas e não pensam duas vezes em atacar aqueles que eles temem. E o Canho tem medo de mim!!! Fodeu!

Então eu faço um apelo à população. Àqueles que tiverem a possibilidade de juntar água benta, alho, estacas de madeira, balas de prata e puderem me doar, ficarei eternamente agradecido.

17 de fev. de 2009

Caxeiro viajante do canho

A coisa mais legal ao trabalhar numa organização é a possibilidade de receber promoções.

Hoje eu recebi uma. Deixei de ser um mero Documentador Telepata para me tornar o "Caixeiro Viajante do Canho".

Imagine-se numa aventura cheia de mistérios indo aos confins de Brasilia para tomar porrada. Isso mesmo! Nem Indyana Jones teve que enfrentar tamanho perigo.

Espero que dê tempo de fazer um seguro antes da viagem. Ao menos se eu perder alguns dentes ou for zoado de algum jeito vou receber uma grana.

Crianças lembrem-se sempre: "Quando o seu chefe canho disser não para uma viagem de negócios e mandar você, só pode ser ROUBADA".

Só para começar bem o dia

É crianças. Escolha uma entre três opções:

  1. Cagar um côco de lado;
  2. Bater com o dedinho do pé na quina da porta;
  3. Chegar no trabalho e o Canho já estar lá;
Se você é um sofredor de TI como nós vai preferir até a opção 1 do que a 3. Infelizmente, como é de se esperar, a opção 3 é a vencedora e foi essa a primeira cena que vi assim que cheguei ao trampo hoje.

Pergunto eu porque um cidadão de bem, respeitador, que paga seus impostos, com todas as parcelas em dia de seu carnê do baú tem que receber tal destrato que é ver aquela cara velha, feia, enrugada, mal humorada logo pela manhã.

Canhos tendem a não gostar de acordar cedo. Tendem a achar que todos tem que ficar 24 horas por dia no trabalho o que, obviamente, não é uma regra que ele mesmo deva seguir.

Ontem o Canho encurralou um dos nossos irmãozinhos para dar a famosa naba. A naba para quem não sabe é uma bronca em japonês. Ela difere de qualquer outra bronca porque geralmente é violenta e sem a menor necessidade. Como o nosso irmãozinho deve ter retrucado sobre os horários canhísticos (sempre depois das 10 horas da manhã) hoje, para meu sofrimento, ele resolveu chegar antes das 8:30. Que bom.

Sorte de quem não tem.

Mas uma coisa é certa: o que me deixa feliz é que esse Filho de uma Puta vai direto pro inferno.

16 de fev. de 2009

Programming for Dummies - exceto para Canhos

Existem várias coisas engraçadas neste mundo. Por exemplo, se aquele sapato que jogaram no George W. Bush (tido como o maior canho de todos os tempos) tivesse pegado em cheio naquela cara de Chimpanzé acéfalo dele, isso teria sido muito engraçado.

Ultimamente para nós pobres escravos do Canho de TI, algumas coisas engraçadas também acontecem. Pena que essas coisas só tenham graça para quem está de fora. 

Um dos acontecimentos engraçados recentes foi a discussão canhistica sobre como um programador experiente deve compilar uma aplicação. O fato engraçado reside no ponto onde a discussão está sendo feita entre um Canho que nunca fez nada relacionado a TI em toda sua existência (pré-requisito básico para alguém ser denominado de Canho do Pé Preto) e um programador C/C++ com mais de 10 anos de experiência. 

Canho: "Escuta, programador, você não acha que esá compilando o programa de forma errada não? Acho que você não sabe usar esse tal de GCC direito".

Programador (já com Azia): "Olha Canho, estou compilando do mesmo jeito que compilamos sempre e não estou tomando nenhum erro de compilação. Acho que o problema não é na compilação. Estamos tomando algum erro em tempo de execução".

Canho: "Ahhh, então é só você diminuir esse tal tempo de execução. Acho que a chance de dar problema vai ser menor".

Programador (já babando): "Er... acho que você não entendeu direito. O programa foi construído e está rodando e alguma rotina está com um problema qualquer que está nos gerando um erro. Nada de mais. Vamos debugar a aplicação e verificar onde acontece o erro".

Canho (depois de meditar por alguns minutos tentando entender que diabos quer dizer debugar): "Claro que entendi, entendi sim, eu entendo tudo ... E se você sabe usar esse tal de debug ai, porque você não usou ele até agora e não resolveu o problema?"

Programador (a esta altura o sangue já começa a escorrer pelo cú): "Eu não usei porque estou tentando te explicar coisas que você não precisa saber há mais de uma hora. Era o tempo que eu iria precisar para usar o debug e resolver o problema".

Nem vou relatar o resto da conversa porque você caro e assíduo leitor de nossa saga já deve imaginar como ela termina.

A maldição da tumba do canho

Desde que nosso projeto começou em nossa empresa vários mistérios começaram a nos rondar.

Por exemplo, é curioso o fato de que fazemos parte de uma determinada diretoria que fica no andar X e somente a nossa equipe fica no andar Y. A desculpa disso foi que nós estamos lidando com informação sigilosa, então, deveríamos ficar num lugar um pouco mais privado.

Engraçado, é tão privado que nossa sala não tem tranca e a porta da saída de emergência (que tem que permanecer aberta / destrancada o tempo todo) fica DENTRO da sala. Acho que não entenderam bem o que é a tal privacidade. 

Outro mistério é a maldição da tumba do canho. Todos da equipe que não foram demitidos estão sendo acometidos de graves doenças. Começou com o Programador Zen Budista, que começou a apresentar perebas na bunda, voz de pato e começou a achar todos os caras do departamento lindos. Depois, o próprio canho em pessoa ficou zoado. No caso dele ao invés de cuspir fogo ele estava peidando fogo. Agora foi a vez de nosso mascote Frankenstein. Começou a cagar sangue e não parou mais... Como pode? Será que o próximo sou eu? Fodeu!

14 de fev. de 2009

Do livro Como Trabalhar para um Idiota

Gente, geralmente eu não gosto de livros tidos como auto-ajuda. Estava lendo na net um resumo de alguns livros e me deparei com esse. Inacreditável como o Canho não é listado como um chefe idiota mas sim como um idiota que é chefe. Eu dou uma pista dos perfis que vou listar abaixo. Ele está entre o paranóico e o camarada e se acha o criador do universo. Achou ele?

Livro autobiográfico, pelo fato de Hoover reconhecer que já foi um chefe idiota. Tem como pretensão alertar o funcionário e ajudá-lo a combater o mal que um chefe idiota pode acarretar. O autor anuncia que, como uma praga, os chefes idiotas estão espalhados por todos os cantos e que possivelmente você já esbarrou com tal figura na sua carreira . 

A obra traz uma leitura descontraída e ao mesmo tempo informativa sobre as relações de trabalho. Ensina que, qualquer que seja seu chefe, são as suas ações que determinarão o sucesso ou fracasso na convivência de ambos. A chave para sobreviver e prosperar sem se estressar com seu chefe é assumir o controle sobre a única coisa que você pode controlar: sua resposta emocional às coisas que outras pessoas dizem ou fazem. 

Hoover lembra que, muitas vezes, as atitudes que nos incomodam em outras pessoas são aquelas que nós mesmos possuímos. Portanto, antes de criticar o chefinho, tenha certeza de que os modos irritantes dele não são um reflexo dos seus. Para ajudá-lo a descobrir se pertence ou não à classe dos idiotas, o autor elaborou um pequeno teste no início do livro. Porém, para ele, a maior prova para constatar se você realmente é um idiota é tornando-se autônomo. As pessoas sempre buscam o trabalho autônomo como meio de se libertar de chefes que consideram idiotas. Mas quase sempre descobrem tarde demais que seu novo chefe é um idiota maior do que aquele que acabou de insultar a caminho da porta de saída.
 

O autor cita várias espécies distintas e que requerem cuidados e habilidades específicas por parte do funcionário. Os chefes abaixo não são chefes idiotas. São muito piores. São esses que devemos ter o máximo de cuidado.

Chefes maquiavélicos: espertos, inescrupulosos, implacáveis. 
Essa categoria de superior não admite que ninguém ouse entrar em seu caminho. Se isso acontecer, melhor estar preparado para o troco. Para não criar caso com esse tipo de chefe, procure estar em sintonia com aquilo que ele deseja. Mais do que evitar competição, você deve utilizar uma linguagem e um comportamento de forma a indicar que você não quer competir com o chefe e que entende e aceita seu direito de estar no topo. 

Chefes masoquistas: auto-críticos, depressivos, contagiantes (no mau sentido, claro). 
Hoover afirma ser fácil identificar esse tipo de profissional. Faz questão de não terminar os trabalhos e prefere liderar o departamento rumo ao fracasso. Seu chefe age assim? Então, de acordo com o livro, desligue-se o quanto antes. Ou, se não puder deixar o emprego, não se deixe influenciar pelo pessimismo vindo dele. Meu conselho: saia antes que você se machuque em uma armadilha de urso que ele colocou no escritório para prender o próprio pé. 

Chefes sádicos: extremamente críticos, perseguidores, cruéis. 
Não tente enfrentá-lo, ele o combaterá; não tente mudar de departamento, ele o perseguirá; não demonstre prazer no trabalho, ele irá incumbi-lo de cada vez mais tarefas. Talvez o mais temível de todos os chefes, o sádico é aquela pessoa que, por ter sofrido muito anteriormente, passa a ter prazer em proporcionar o sofrimento alheio. Por isso, uma das técnicas para lidar com esse tipo é demonstrar descontentamento com a carreira. Isso não significa que você não possa ser animado e positivo quando estiver fora da órbita do sádico. Ser positivo e animado vai aumentar a possibilidade de alguém recrutá-lo e levá-lo para longe do chefe sádico. 

Chefes paranóicos: acham que todos estão contra eles, falta de foco na realidade, ansiosos e inseguros. 
Seja mais do que eficiente. O chefe paranóico adora inventar possíveis conspirações contra ele e, mantendo-o constantemente atarefado, você impede que ele lhe faça mal. Outra dica é deixá-lo sempre a par dos acontecimentos e do seu cotidiano. Isso vai reduzir seu nível de ansiedade; ele sabe que a informação compartilhada com uma população maior reduz a probabilidade de uma conspiração em massa. 

Chefes deuses: egocêntricos, pouca noção da realidade, sabe-tudo. 
Não contrarie um chefe deus. Se ele se acha o máximo, não discorde. Em essência, esse tipo de superior age dessa maneira por mera insegurança. Para driblar possíveis conflitos, não bata de frente com ele e saiba ceder pequenos embates. Perca as batalhas e vença a guerra. Chefes deuses têm a ver com poder, porque o poder esconde a incompetência. Com uma postura flexível, você conseguirá trazer os pés do chefe de volta ao chão. 

Chefes camaradas: compreensivos (até demais), carentes, pegajosos, porém, maleáveis. Quer que você seja mais do que um simples subordinado; quer que vocês sejam amigos. Se você aceitar trocar tarefas por horas de conversa fiada, este é o chefe ideal, Mas se, ao contrário, você desejar cumprir com suas funções, tenha jogo de cintura e imponha certos limites. Se cada vez que ele solicitar seu tempo você estabelecer um limite, a tendência é que ele não o interrompa mais quando tiver a intenção de prolongar a conversa. 

Bons chefes: justos, tolerantes, conscientes. 
Tem um chefe assim? Então, aproveite, pois muitos gostariam de estar em seu lugar. 

Agora o tal.

Chefe idiota: sem-noção, alheio às situações ao ser redor, insano. 
Mais da metade do livro é um compêndio de passos com dicas para como lidar com o chefe idiota, denominado por Hoover de I-Chefe. Nem todo chefe é um idiota e nem todo idiota é chefe. O melhor que você pode fazer é se preparar para lidar com o que surgir em seu caminho. 


Diante disso, resta saber como conviver com o idiota que você tem como chefe. 

Esqueça aqueles planos mirabolantes de jogar arsênico no cafezinho ou de provocar a demissão dele. De acordo com Dr. John, não adianta nada quebrar a cabeça para se livrar do chefe ou tentar fazê-lo mudar. "Não temos controle sobre a estupidez dos outros", afirma o consultor, que se especializou em liderança e tem entre seus clientes empresas como IBM, Xerox, Hilton Hotels e Delta Airlines. 

Segundo ele, o melhor é procurar entender a maneira como os chefes imbecis se comportam e mudar a forma como você reage a esse jeito non sense de ser. Difícil? Talvez. Mas poderia ser bem pior, como mostra Dr. John na entrevista a seguir. Se depender dele, você vai acabar até gostando do mentecapto que dá as cartas na sua empresa. 

Por que devemos agradecer a existência de chefes idiotas?! 
Porque existem chefes muito piores. Os idiotas, na verdade, costumam ser até simpáticos. Não muito espertos, mas boa gente. Outros tipos de chefe são realmente cruéis (conforme a lista que coloquei acima). É um risco tratar um chefe maquiavélico, por exemplo, como um idiota. O maquiavélico pode ser tudo, menos estúpido. Um erro de julgamento desse pode fazer de sua vida um inferno. 

O que faz do chefe um idiota? 
Ele desconhece o bom senso, não ouve sua equipe e não tem consciência de como suas palavras e ações afetam outras pessoas. Falo por experiência própria, pois sou um idiota em recuperação. Eu conversava com outros chefes, amigos meus, e reclamava que minha equipe não correspondia ao que eu esperava. Mais espertos, eles me perguntavam se eu escutava as idéias dos profissionais que trabalhavam comigo. E eu respondia: mas por que eu tenho de fazer isso? Eu sou o chefe, eles é que devem prestar atenção no que tenho a dizer. Claro que isso dificulta os relacionamentos e desmotiva a equipe - como eu finalmente aprendi. 

O que fazer quando o chefe não percebe que está agindo como um idiota, como aconteceu com o senhor? 
Você tem de mudar a forma como reage a ele. Se o seu chefe age dessa forma e você o deixa afetar negativamente sua vida, quem é o idiota? Costumo dizer que, na infância, fomos programados para ter uma relação hostil com nossos chefes. Esta tendência de culpá-los por tudo significa abrir mão do nosso poder de mudar as coisas para melhor. O caminho não é esse. Você deve tentar entender o seu chefe, se perguntar por que ele pensa e age daquela forma. 

De que adianta entender por que o chefe age como um imbecil? 
Ao compreender o seu chefe, você se comunica melhor com ele. Em todas as empresas que trabalho como consultor vejo que as pessoas querem desenvolver um bom trabalho e se sentir realizadas com o que produzem. Mas isso só acontece se você consegue apresentar suas idéias e propostas de maneira que o seu chefe compreenda. Se você se expressa de uma forma que só faz sentido para você, ele não ouve. Você tem de assumir a responsabilidade de se fazer entender. Ainda assim o chefe pode rejeitar suas idéias. Mas, pelo menos, você criou a oportunidade de ser ouvido. 

Que outro desafio é preciso vencer além da comunicação? 
Você precisa perceber como o chefe se encaixa na empresa e tentar ajudá-lo a atingir seus objetivos. Afinal, seu chefe pode olhar para você de duas formas: como um profissional prestativo ou como uma pessoa negativa, que representa uma ameaça ao seu sucesso. Qual das duas opções você prefere? 

Muitos profissionais têm necessidade de provar que são mais competentes do que seus chefes idiotas. Qual o resultado disso? 
Ninguém desenvolve sua carreira provando que o chefe está errado. Grande parte dos chefes age como idiota por pura insegurança. Quando você ajuda o seu chefe a ser bem-sucedido, ele se sente mais confiante a seu respeito. Mesmo que, de fato, você seja bem mais inteligente, é melhor esquecer essa necessidade de provar que ele é estúpido. Concentre sua energia em atitudes que realmente possam fazer as coisas melhorarem. 

Tentar entender o chefe e ajudá-lo a crescer provocam mudança no comportamento dele? 
Sim. Esse é o único caminho. Você não pode assegurar que ele vai reagir de forma positiva à sua mudança de comportamento. Mas você vai criar a melhor oportunidade possível para um bom relacionamento. Isso é tudo o que você pode fazer. E normalmente é o bastante. Por outro lado, se você é negativo com seu chefe, com certeza ele vai ser negativo com você. 

No livro o senhor afirma que, para trabalhar com um chefe imbecil, você deve remover a palavra justiça do seu vocabulário. Por quê? 
Se você quer que o chefe lhe trate de forma justa, você tem de tratá-lo dessa maneira. Mas isso não garante que ele vai reagir da forma que você imagina. Quem se prende a essa necessidade de justiça acaba ficando com raiva e ressentido quando a reação do chefe é diferente da que se esperava. E esse é o seu maior pecado. O chefe percebe que você se sente assim e responde de forma negativa. Pior: todas as pessoas que são importantes para você sofrem o impacto de seu ressentimento. É como beber uma xícara de veneno esperando que o chefe morra. Não faz sentido, porque, no final das contas, quem vai acabar se machucando é você. 

Por que há tantos idiotas no poder? 
Acredito que isso está ligado à forma como as organizações se estruturam. Mesmo quando um profissional é promovido para uma função acima de sua capacidade (e sabe disso), ele simplesmente não quer abrir mão do salário, da sala grande, do carro, do celular, das viagens, do plano de saúde top de linha, dos benefícios... Isso gera um conglomerado de idiotas em funções privilegiadas, porque eles se unem para manter o poder. Quando um chefe está numa posição além de sua competência, ele se sente inseguro. Então, em vez de se dedicar ao objetivo de fazer um bom trabalho, ele gasta sua energia se defendendo. E contrata pessoas que o ajudem a se defender, ou seja, idiotas como ele. Enquanto isso, os bons funcionários se perguntam: se eu sou um bom funcionário, por que os idiotas é que estão sendo promovidos? 

A ultracompetitividade do mercado atual não dificulta a proliferação de chefes estúpidos? 
As práticas de contratação estão se aprimorando e está ficando cada vez mais difícil para os idiotas conseguir novos empregos. Isso significa que aquele estúpido que já conquistou uma boa posição na empresa está ainda mais empenhando em defender seu cargo. Ou seja, não vai ser nada fácil se livrar dele. Por isso, o melhor é mesmo tentar construir uma nova relação, a partir da realidade que você tem. Minha abordagem como consultor é: você é seu próprio líder. Identifique seus pontos fortes, desenvolva essas competências e assuma a responsabilidade por suas atitudes, incluindo a forma como você se relaciona com o seu chefe. Mesmo que ele seja um tremendo idiota. 

O Canho deve ser Americano - A história do Martelo e da Chave Phillips

Depois de alguma convivência com o Canho tenho a ligeira impressão de que ele deve ter nascido nos EUA.

Nos anos 60 no auge da corrida espacial quando EUA e Rússia mandavam até catota de nariz para o espaço para ver quem era o primeiro idiota a pisar naquele queio suiço chamado de Lua, especialistas americanos gastaram alguns milhões de dólares desenvolvendo uma caneta que escrevesse em gravidade zero. Os russos levaram um lápis.

A atitude americana é uma atitude canha. Como sempre escolher fazer a coisa errada na hora certa.

É inacreditável como uma criatura dotada de cérebro possa pensar em coisas tão idiotas o tempo todo. É incrível como alguém pode receber de bandeja um cargo de liderança e ter a sorte de trabalhar com uma equipe que se rege sozinha e ter a pachorra de discutir tecnicamente com pessoas tidas como as maiores experts no assunto e, pior, decidir por fazer o que é mais errado possível.

Havia a seguinte decisão: "Precisamos apertar um parafuso. Este parafuso necessita de uma chave phillips. Temos uma chave phillips e um martelo". E depois de muito pensar no assunto (por cerca de um segundo) assim exclama o canho: "Vamos mandar o martelo!".

E o coitado do martelo ainda contra-argumenta, tenta dissuadi-lo, chama a chave phillips, mas nada. A decisão do canho já está tomada. O martelo vai ter que desaparafusar um parafuso.

E nisso a chave phillips volta pra caixa de ferramentas, afinal, ela foi feita única e exclusivamente para desaparafusar. Se isto ela não pode fazer acho muito difícil que ela venha a ser usada para "martelar" algo. Nem o Canho seria tão idiota de escolhê-la para isto. Ou seria?

13 de fev. de 2009

O Maior CPP de todos os tempos !

Presidente Bush na escola

Presidente George Bush, querendo aumentar sua popularidade, chega a uma escolinha e explica sua plataforma de governo.

Depois pede às crianças que lhe façam perguntas.

O pequeno Bob toma a palavra:

- Senhor, tenho três perguntas:
1. Como foi que o senhor, mesmo perdendo nas urnas, ganhou a eleição?
2. Por que o senhor insiste tanto em atacar o Iraque?
3. O senhor não acha que a bomba de Hiroshima foi o maior ataque terrorista da história?

Neste momento, soou a campainha do recreio, e todos os alunos saem da
sala.

Na volta, Bush mais uma vez convida as crianças a perguntarem e o Joey lhe
diz:

- Tenho cinco perguntas:
1. Como foi que o senhor, mesmo perdendo nas urnas, ganhou a eleição?
2. Por que o senhor insiste tanto em atacar o Iraque?
3. O senhor não acha que a bomba de Hiroshima foi o maior ataque
terrorista da história?
4. Por que o sinal do recreio soou 20 minutos mais cedo?
5. Cadê o Bob?

Piada retirada do site : http://www.piadasonline.com.br/MostraPiadas.asp?Presidente-Bush-na-escola

A Executiva bem sucedida - de Max Gehringer

Foi tudo muito rápido. A executiva bem-sucedida sentiu uma pontada no peito, vacilou, cambaleou. Deu um gemido e apagou. Quando voltou a abrir os olhos, viu-se diante de um imenso Portal. Ainda meio zonza, atravessou-o e viu uma miríade de pessoas. Todas vestindo cândidos camisolões e caminhando despreocupadas. Sem entender bem o que estava acontecendo, a executiva bem-sucedida abordou um dos passantes:
- Enfermeiro, eu preciso voltar urgente para o meu escritório, porque tenho um meeting importantíssimo. Aliás, acho que fui trazida para cá por engano, porque meu convênio médico é classe A, e isto aqui está me parecendo mais um pronto-socorro. Onde é que nós estamos?
- No céu.
- No céu?...
- É.
- Tipo assim... o céu, CÉU...! Aquele com querubins voando e coisas do gênero?
- Certamente. Aqui todos vivemos em estado de gozo permanente.
Apesar das óbvias evidências nenhuma poluição, todo mundo sorrindo, ninguém usando telefone celular), a executiva bem-sucedida custou um pouco a admitir que havia mesmo apitado na curva. Tentou então o plano B: convencer o interlocutor, por meio das infalíveis técnicas avançadas de negociação, de que aquela situação era inaceitável. Porque, ponderou, dali a uma semana ela iria receber o bônus anual, além de estar fortemente cotada para assumir a posição de presidente do conselho de administração da empresa. E foi aí que o interlocutor sugeriu:
- Talvez seja melhor você conversar com Pedro, o síndico.
- É? E como é que eu marco uma audiência? Ele tem secretária?
- Não, não. Basta estalar os dedos e ele aparece.
- Assim? (...)
- Pois não?
A executiva quase desaba da nuvem. À sua frente, imponente, segurando uma chave que mais parecia um martelo, estava o próprio Pedro. Mas, a executiva havia feito um curso intensivo de approach para situações inesperadas e reagiu rapidinho:
- Bom dia. Muito prazer. Belas sandálias. Eu sou uma executiva bem-sucedida e...
- Executiva... Que palavra estranha. De que século você veio?
- Do 21. O distinto vai me dizer que não conhece o termo 'executiva'?
- Já ouvi falar. Mas não é do meu tempo.
Foi então que a executiva bem-sucedida teve um insight. A máxima autoridade ali no paraíso aparentava ser um zero à esquerda em modernas técnicas de gestão empresarial. Logo, com seu brilhante currículo tecnocrático, a executiva poderia rapidamente assumir uma posição hierárquica, por assim dizer, celestial ali na organização.
- Sabe, meu caro Pedro. Se você me permite, eu gostaria de lhe fazer uma proposta. Basta olhar para esse povo todo aí, só batendo papo e andando a toa, para perceber que aqui no Paraíso há enormes oportunidades para dar um upgrade na produtividade sistêmica.
- É mesmo?
- Pode acreditar, porque tenho PHD em reengenharia. Por exemplo, não vejo ninguém usando crachá. Como é que a gente sabe quem é quem aqui, e quem faz o quê?
- Ah, não sabemos.
- Entendeu o meu ponto? Sem controle, há dispersão. E dispersão gera desmotivação. Com o tempo isto aqui vai acabar virando uma anarquia. Mas nós dois podemos consertar tudo isso rapidinho implementando um simples programa de targets individuais e avaliação de performance.
- Que interessante...
- É claro que, antes de tudo, precisaríamos de uma hierarquização e um organograma funcional, nada que dinâmicas de grupo e avaliações de perfis psicológicos não consigam resolver.
- !!!...???...!!!...???...!!!
- Aí, contrataríamos uma consultoria especializada para nos ajudar a definir as estratégias operacionais e estabeleceríamos algumas metas factíveis de leverage, maximizando, dessa forma, o retorno do investimento do Grande Acionista... Ele existe, certo?
- Sobre todas as coisas.
- Ótimo. O passo seguinte seria partir para um downsizing progressivo, encontrar sinergias high-tech, redigir manuais de procedimento, definir o marketing mix e investir no desenvolvimento de produtos alternativos de alto valor agregado. O mercado telestérico, por exemplo, me parece extremamente atrativo.
- Incrível!
- É óbvio que, para conseguir tudo isso, nós dois teremos que nomear um board de altíssimo nível. Com um pacote de remuneração atraente, é claro. Coisa assim de salário de seis dígitos e todos os fringe benefits e mordomias de praxe. Porque, agora falando de colega para colega, tenho certeza de que você vai concordar comigo, Pedro. O desafio que temos pela frente vai resultar em um Turnaround radical.
- Impressionante!
- Isso significa que podemos partir para a implementação?
- Não. Significa que você terá um futuro brilhante... se for trabalhar com o nosso concorrente. Porque você acaba de descrever, exatamente, como funciona o Inferno...

Max Gehringer

Enquanto isso na Sala de Monitoração

Eis que meu colega de trabalho liga-me no ramal e profere a seguinte frase :

(Colega da Monitoracao) - Adivinha o que o Canho me pediu agora à pouco ?
(Eu) - Nao sei ! Fala logo que ele esta olhando para mim !
(Colega da Monitoracao) - Ele pediu para criar uma regra no Openview para verificar os
servidores que estão com problema de Stress.
(Eu) - Como é que é ?
(Colega da Monitoracao) - É isso mesmo !! E eu perguntei do que se tratava, e ele foi mais maluco na explicacao : Quero saber qual servidor esta sendo maltratado !
(Eu) - Haaaa voce esta brincando que ele pediu isso !!
(Colega da Monitoracao) - Sim !! e sabe o que eu respondi para o Canho?
(Eu) - Diga logo que não posso ficar dando risada !!
(Colega da Monitoracao) - Eu disse que nao havia nenhuma metrica para isso no Openview, e o Canho como sempre Mal Educado esbravejou : Como nãooooooooooooo?? Pagamos tão caro por este software que não é possivel isso acontecer !! Quero que abra um chamado agora na Hewlett Packard para saber da possibilidade de tal métrica de monitoração !!
(Eu) - Mas e ai ? O que voce fez?
(Colega da Monitoracao) - Tive que pagar o mico de abrir tal chamado e ainda ouvir uma risadinha da atendente sobre tal idiotice, a ainda por cima passei o numero para o Canho.
(Eu) - Mas eu não acredito !
(Colega do Monitoracao) - Pois acredite, pois se nao fosse aberto o chamado meu pescoço iria para a guilhotina, e ainda tive que ouvir a celebre frase :

- Obedece quem tem juizo e manda quem pode !!

Obs: Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidencia !

Matrix : Ano Estelar 5024 14:00 Hs

Contamos com sua Senioridade

Bem, pessoal. Todo mundo com mais de 3 anos de experiência na área de TI já ouviu uma frase assim, proferida por um Canho sedento de sangue. Mais precisamente, sangue de bode. Isso mesmo, meu caro. Quando você ouve essa frase, é porque provavelmente:

1. Você não tem nada a ver com o problema;
2. Você será o principal culpado se a solução não funcionar.

Senioridade, ao contrário de senilidade, é a capacidade de resolver problemas, sem precisar nem mesmo tomar conhecimento deles. Um analista sênior é praticamente um mago, que reúne poderes de adivinhação, telepatia, um verdadeiro oráculo. Guarda, portanto, semelhanças com o Documentador Telepata e o Codificador Zen-Budista.

Então, quando o projeto não funciona, a culpa é da falta de senioridade do analista líder.

Bem vindo à criação de bodes expiatórios. Seu capim está na terceira baia, logo ali à esquerda.

Bom apetite.

Vá tomar no Canho

Todo grande vilão ou personagem horripilante de histórias em quadrinhos têm seu ponto fraco que nos leva a uma maneira de matá-lo. Até o Canho tem seus pontos fracos. Saiba quais são e como aniquilar o seu Canho:

  1. Planilha de horas: uma boa planilha de horas, bem feita, sem erros com uma porção de horas extras são um santo remédio contra a canhisse do Canho.
  2. Hora de almoço que dura mais de uma hora: não há coisa mais eficaz contra um canho do que seus funcionários demorarem para voltar do almoço. Ele fica desesperado e acaba virando pó.
  3. Relatório técnico realmente técnico: como o Canho não sabe porra nenhuma de bosta alguma basta apenas um relatório com algum tecniquês para deixá-lo na lona. Faça um relatório destes e veja seu chefe estrebuchando com sua ignorância.
  4. Deixar seu celular desligado: nada pode ser tão mortal para um Canho do que ficar incomunicável com seus funcionários, base de sua empregabilidade. Como um Canho por si só não serve para nada, ele precisa estar em contato permanente com seus escravos técnicos para o caso de ele ter uma vontade de cagar sangue ou responder a alguma pergunta simples do Diretor tal como "Que horas são?".
  5. Discordar de algum argumento: discordar de um argumento tosco (sempre é tosco) de um Canho é praticamente a morte para ele. Seus argumentos são sempre idiotas, causam perda de tempo, zoam com todo o projeto ou todas as alternativas ao mesmo tempo. Mesmo assim, discorda dele pra ver o que acontece. Já colocou fogo em toco seco? É o mesmo! Ele pega fogo instantâneamente.
Bem crianças, acho que é isso!

Tentem com o seu Canho e nos ajudem a aumentar essa lista de pontos fracos.

O Canho deve estar Loucoooo !

Sabe aquele projeto complexo, cheio de detalhes, de tecnologias que você ainda tem que estudar muito, e que você sabe que se não tiver tempo ... não vai dar para entregar.
É ... você foi boicotado !
Você passou dias e dias analisando e montando um Project, usou a melhores práticas de PMI, analisou todos os recursos disponiveis e os indisponiveis e colocou uma gordura de 20% no prazo, e chegou ao valorozo numero de "Horas Totais do Projeto".
Seu chefe mais conhecido como CPP chama todos para a famosa Reunião de Avaliação do Project.
Ele faz aquela cara de "Entendido", pega a calculadora e tecla um monte de calculos para dizer que esta conferindo.
A tensão entre os participantes aumenta a cada cara feia que o CPP faz.



E após longos minutos infernais ele faz aquela famosa cara de Shit e diz que o prazo é curto e que vai cortar 40% do tempo.
Todos fazem aquela cara de espánto e ele ainda diz com voz de Profeta :

- Se não fosse minha experiencia voces todos estariam perdidos !!

E voce olha para a cara do companheiro ao lado e pensa :

- Anos em um banco de Universidade aprendendo Gestão de Produção, Administração de Sistemas, Administração Geral ... etc... e tenho que ouvir desse CPP que temos 40% do tempo a menos e ainda por cima temos que entregar o Bendito Projeto.

A ai segue a pergunta que não quer calar :

- Porque diabos ele pediu para fazer o Project?
- Porque não pediu só as Tasks do Projeto e ele colocasse as horas por conta propria ?

Infelizmente é "Mais uma das Melhores Praticas de PMI" que nosso CPP esta aplicando ! hahahahah

Tecnologia de Ponta ... de Estoque !!

Inacreditavelmente trabalho em uma empresa que diz que é da Area de TI, mas pelos fatos acho que ... estou na Matrix ! (risos)
O PC que trabalho é um Celeron 233 Mhz com 725 Mb de RAM com 80 Gb de disco (IDE é claro) !!!
E acreditem voces, eu faço trabalhos para grandes empresas de complexidade nivel 100.
E agora voces perguntaram : Mas como sai o seu servico ?
É simples a resposta : Sai porque levamos serviço para casa !!
Aqueles que nao levam, tem poderosos Notebooks onde podem realizar suas tarefas sem nenhum problema.
E voces acham que é apenas aqui ? Nao !!! Em outras empresas do ramo tenho visto a mesma coisa ou até pior !!
Temos até vergonha que o cliente venha nos visitar, pois iriamos passar a maior vergonha.

Outra coisa maravilhosa que mais ouço são "Sempre trabalhamos com as Melhoras Praticas de Mercado . bla bla bla"
E enquanto isso não temos acesso a internet, nao temos Biblioteca, e em resumo : Estamos na era da Pedra Tecnologica !

Então quando lembrar em Tecnogia ... Pense que ela esta muito, mas muito longe disso !!

12 de fev. de 2009

Apertem os Cintos ... Os Clientes sumiram !!

Nos dias atuais onde a concorrencia esta ferrenha no mercado de TI, acontecem fatos na empresa em que trabalho que são no minimo curiosos.
Em outras empresas vemos a preocupação de angariar novos clientes, novos projetos, novas tecnologias ... etc.
Mas onde trabalho a unica preocupação no momento é ... movimentação de CPPs (Canho do Pé Preto).
Sempre que voce ver a sigla CPP não se esqueça!!
É inacreditavel ! Enquanto o mercado de trabalho esta super preocupado em vender serviços de TI, nos estamos preocupados em trocar os CPPs de lugar.
Uma hora o CPP esta como Diretor de Alguma Coisa e na outra semana ela é Diretor de Entregas Quanticas.
Ja troquei de chefe nos ultimos meses como minha irmã troca de aderentes em dias de menstruação.

Se voce tiver em uma empresa de TI com as mesmas caracteristicas ... nao se preocupe ! Voce não esta sozinho ! hahahahahahaha

Think Geek!

Irmãos em Código,

Eis que estava a navegar pela internet, surfando entre Café Photo Girls e Garotas da Lage, qdo encontrei um site com dicas de produtos para Geeks!
Geeks são pessoas apegadas em tecnologia, que passam mais tempo no escritório do que com suas famílias, em geral porque gostam do que fazem e não porque o prazo de entrega (irreal e curto) dado pelo CPP ao cliente está acabando, que trocam de celular a cada seis meses só porque sai uma tecnologia nova ... Bem são gente como a gente!


Veja por exemplo esta camiseta que toca a trilha sonora da sua vida



Entre Gatos & Patos

Pode parecer piada, mas na empresa onde trabalho existem dois tipos de profissionais distintos :

- O Gato
- O Pato

O Gato

É o tipo de profissional que sempre esta pagando de "Gatinho", gosta de montar sua imagem em cima do sofrimento profissional de outro colega de trabalho, geralmente chamado de "Sangue Suga".
Um sério exemplo é meu atual "CPP - Canho do Pé Preto", que chegou ao seu cargo em cima do trabalho arduo dos colegas de trabalho.
O profissional Gato geralmente é chato, metido a falar dificil e na maioria das vezes é como a canção dos Engenheiros do Hawaii ... "Eu presto atenção no que eles dizem, mas eles nao dizem nada !! Yeah Yeah! "
Geralmente ele chama para reuniões Quanticas.
Simmmm ! isso mesmo ! QUANTICAS !
Porque geralmente o conteudo da reunião é dificil de ser analisado e só com calculos complicadissimos conseguimos definir no que deu a reunião.
Entao se voce tiver um colega de trabalho que finge que trabalha, le muito a "Exame Informatica" e sabe todos os jargões do Mercado de TI e nao compreende nada ... ele é um autentico "Profissional Gato"

O Pato

Geralmente denominado no meio como "Bombril".
O Pato é um maravilhoso animal existente na natureza que faz tudo o que pode ser feito na natureza :

- Nada
- Voa
- Canta

Só que nada mal pra caracas, voa como um tijolo e canta como minha vó cagando no chuveiro.

Geralmente esse profissional é levado a este perfil por trabalhar em uma empresa que quer fazer de tudo no mercado de TI, e promete aos clientes tudo o que é possivel.
Este profissional geralmente forma-se da seguinte maneira :

- Um dia o chefe chama todos para uma reunião e diz que temos que entregar um projeto de Implementação de ITIL e nenhum dos condenados que estao nesta reunião nunca ouvir falar a respeito e o Chefe CPP aponta para voce e diz a celebre frase : "Voce tem 2 semanas para aprender ITIL e implementar no cliente !!"

Para não ser mais demorado no resumo ... Vivemos entre Gatos & Patos !!!

Características de um Canho do Pé Preto

Como reconhecer um canho? Como saber se você está em perigo? O que um canho quer de você? Essas e outras perguntas sobre esse animal selvagem que assola os pobres nerdinhos de TI serão respondidas agora!

- Um canho geralmente é alguém que tem um cargo acima do seu.
- Um canho tem sempre uma aparência inofensiva. Essa aparência é para esconder sua voracidade e imbecilidade destrutivas.
- Um canho pode e vai atrapalhar completamente o seu dia.
- Um canho sempre fará um dia que tem tudo para ser produtivo se tornar o mais improdutivo possível.
- Não importa o quanto você tenha conhecimento técnico e o quão especializado você é, o canho sempre vai dizer que sabe mais do que você e vai discordar completamente de tudo o que você disser.
- Frases como: "Você não sabe compilar direito" ou "Vamos fazer uma change por causa dessas issues" ou ainda "Eu programo em assembler" (sendo que a linguagem é Assembly) são coisas que podem sair da boca dessas criaturas.
- Misturar duas ou mais línguas numa mesma frase. Algo como "Ipsis Literis, vamos realizar uma change para resolver aquelas issues".
- Um canho, por fim, coloca um curriculum interminavel para apreciação pública sem que, com isto, consigamos identificar "o que" ele realmente fez ao longo de sua carreira. O que fica claro é: ele pode até ter trabalhado um dia, mas não foi em TI.

OK! Você sabe como identificá-lo mas, MEU DEUS, tem um na sua frente. O que fazer? Aqui vão algumas dicas:

- Não faça movimentos bruscos.
-Nunca diga sim para qualquer pergunta.
- Sempre dê prazos 15 vezes maiores do que eles realmente devem ser.
- Nunca diga que sabe mais do que ele.
- Nunca diga nada, na verdade.
- Nunca pareça feliz perto dele; toda e qualquer mostra de felicidade deixa o canho transtornado.
- E nunca, jamais, em hipótese alguma discorde dele. 

Bem, acho que você já pode sobreviver mais um dia no seu trabalho.

Como sobreviver a reuniões improdutivas?

Irmãos,

Retirei a idéia do blog http://chefeestressado.wordpress.com/
Realmente, é cômico, mas tem muita verdade no vídeo






Esse é o perfil do Canho

O CHEFE ANSIOSO

Artigo publicado no Jornal Valor Econômico em 12/11/2003

Todo mundo já teve, pelo menos um dia na vida, um chefe ansioso. Figura bem conhecida, geralmente marcado por ícones engraçadinhos, que tentam inverter o clima de tensão imposto no ambiente. Que atire a primeira pedra quem nunca se deparou com uma placa de “cuidado, chefe estressado”.

Nos dias de hoje grande parte dos problemas com que temos de lidar diariamente passa por um mesmo fator comum, a ansiedade. Seja ela a causadora ou a conseqüência do distúrbio. Não é à toa que a Era Moderna também é conhecida como a Era da Ansiedade. Nos Estados Unidos, onde as pesquisas são abrangentes, uma a cada oito pessoas entre 18 e 54 anos sofre algum tipo de desordem de ansiedade, passando dos 20 milhões de pacientes diagnosticados em ambulatórios. Esse número consegue ser maior do que o de casos de depressão.

No Brasil ainda não foi realizada qualquer estatística séria a esse respeito, mas acredito que mais de 50% das chefias tenham características ansiosas, o que contamina o ambiente organizacional de tensão e problemas, gerando improdutividade. 
A síndrome do chefe ansioso começa quando este assume de forma integral a responsabilidade pelo sucesso do negócio. Sentindo-se possuidor do todo, ele acredita integralmente, e de forma não revelada, que será o único culpado por um eventual problema que gere o insucesso da ação. Apavorado com a perspectiva dessa possível acusação, o ansioso transmite de forma integral e amplificada para a sua equipe todo o sentimento de pressão que o acomete.

Assim, aumentam os cuidados com a situação externa, e ele mesmo - de forma consciente ou inconsciente - se transforma em fator de estresse para o seu grupo, que passa a temer seus gritos, reações e, principalmente, suas punições funcionais, morais e de não reconhecimento.
Nesse ponto, o próprio comandante se torna o verdadeiro perigo e real inimigo da equipe. A convivência com ele passa a ser mal tolerada e sentimentos como magoa, ressentimento e agressividade reprimida vão se acumulando e contaminando o trabalho deste grupo. As atividades já não são mais realizadas por interesse, mas por medo.

O chefe ansioso, por sua vez, não tem a menor noção do que está acontecendo a sua volta. Não percebe seus liderados e muito menos os sentimentos que despertou neles. Acredita estar fazendo o melhor para a empresa e seu único foco é não decepcionar nessa tarefa. Interpreta os acertos da equipe como parte da obrigação, sem se lembrar de tecer elogios pelo bom desempenho. Quando erra, o desespero toma conta de seus pensamentos e atitudes. Sentindo-se exposto e ameaçado, culpa, sem dó, a equipe pela falha.
Num primeiro momento a excitação causada pelo clima de ameaça parece positiva. As pessoas redobram a atenção e ficam mais alertas. Mas a cronicidade deste estado, feito uma guerra contínua, acaba trazendo rapidamente sinais de desgaste, improdutividade e explosão de sentimentos reprimidos. E como a chefia não tem noção do que acontece a sua volta, vai automaticamente aumentando a tensão, o que só piora o desgaste.

Cabe ao chefe, ou à organização, identificar essa síndrome doentia e sanar as mazelas nas células infectadas. Reconhecer os sintomas prejudiciais da ansiedade no grupo e driblar as pressões do dia-a-dia e os sentimentos de insegurança são fatores fundamentais para a garantir um ambiente saudável e, conseqüentemente, a produtividade da equipe. Quem sabe deixar esse artigo, por um acaso, na mesa de um ansioso não seja a primeira dose de uma vacina coletiva. Não custa tentar.

levando Fé, Esperança... e muita comida de rabo!

Irmãos,

É com Fé e Esperança que me junto a vocês nessa jornada rumo ao Nirvana (não é a banda de Seattle!) onde se sencontra nosso feitor-mestre CPP. Achava que seria impossível elevar mente e espírito para tal lugar, mas CPP com certeza está lá de corpo mesmo.
Para chegar lá, utilizaremos de métodos tântricos, quânticos, e se preciso umas brejas mesmo para chegar no nível alucinógeno do nosso chefe!

Ide em paz, e que o canho não te peça pra explicar picuinha as 17h, seu horário de saída.


Procurando Agulhas

Apresentando-me, sou o Programador do Fim do Mundo. Minha função: Procurar agulhas em palheiros gigantescos.

Meu chefe e feitor: Canho do Pé Preto.
Minha missão atual: Achar uma piaba no Mar Báltico.
Meu principal problema: A água está a -50 graus centígrados e minha roupa de mergulho é feita de camisinhas usadas.
Meu sonho: Implantar PKI no inferno. Dizem que lá só se trabalha uma vez por semana - e de bermudas.

Documentador Telepata

Esta vida é muito curiosa. Não me canso de receber surpresas ao longo de minha jornada.

Uma das maiores veio hoje, prá variar no trabalho (alvo de nosso documentário), quando meu amado chefe (vide título deste blog) me pediu para me tornar o mundialmente conhecido "Documentador Telepata".

E dizia ele ao telefone:
"Veja lá o que os programadores fizeram e documente. Mas não sente ao lado deles, não pergunte, não peça ajuda, nem os atrapalhe de qualquer maneira".

E fiquei pensando, uma vez que eu não sou programador, como eu iria realizar a façanha de documentar um programa sem a ajuda de quem fez o programa? Claro, só me tornando um Documentador Telepata.

E vou desenvolver meu novo dom.