20 de fev. de 2009

Plano de Carreira ... OU ... Plano para correr da empresa !

É ... caros colegas de TI, infelizmente "A gente não quer só comida, diversão e arte"
Nesta area sobrevivem os que estão sempre atualizados, em dia com as novas tecnologias, e finalmente falando : Atualizando-se com Cursos, Palestras, Work Shop´s, etc, etc e etc ...
Mas falando francamente, trabalho em uma empresa que do dia para a noite resolver virar uma empresa de "Grife", sim ... isso mesmo : "G R I F E"
Eramos uma empresa de TI que tinhamos muitos "Clientes" e estavamos com o status de "Tudo muito bem".
Mas neste dia fatidico ocorre a seguinte situação: Vamos fechar a empresa antiga e abrir uma nova empresa, com um novo nome e teremos novos clientes, e bla bla bla.
Eis que acontece o inevitavel : Crise Economica Mundial !
De lá para cá estamos de fronte ao maior espetaculo de perda de clientes dos ultimos tempos !
Resumindo : Estamos a 2 anos sem vender quase que nada !
Antes não tinhamos "Target" para clientes, e hoje não aceita-se cliente por menos de 20 mil de contrato e bla bla bla.
Resumindo novamente : Estamos numa "Merda" de fazer inveja a Somalia !
Então nosso amado Canho reune o pessoal na sala e profere a seguinte ladainha :

Senhores !
É sabido que a empresa passa por maus bocados, e que tivemos que subtrair do nosso valioso quadro de trabalho mais de 60 colaboradores neste mes.
Nossos clientes estão nos deixando por não sermos mais os mesmos que eramos antes.
Esta faltando o velho espirito competitivo que tinhamos, e bla bla bla.

Meu estomago revirava-se para não vomitar, gases formavam-se em meu intestino e não faltou a boa e velha vontade de "Rolar no chão para dar risada".
Sentia-me como um noivo no dia do casamento, em que da vontade de rir na cara do padre, mas é muita falta de educação fazer isso !!
Mas ao final ele veio com a brilhante idéia :

- Precisamo reciclar o conhecimento de nosso corpo técnico !!!
- Nâo dá mais para ficarmos assim !

Parecia até politico em vespera de candidatura.
Faltou distribuir "Santinhos" com a foto dele para candidatura da Presidencia da Empresa.
Mas voltando à maldita reunião dos infernos :

- E para isso conto com o apoio intelectual de todos da equipe para alcançarmos as seguintes certificações ... e listou em um powerpoint cantinguento uma lista de certificações e seus respectivos "Coitados" que deveriam tirar a suposta Certificação.

Todos aguardaram e ficaram em silencio.
E o silencio foi aumentando e aumentando e finalmente fiz a fatidica pergunta que não quer calar :

- E a empresa vai já acertou os cursos?? Quando começamos??

E o Canho fica com aquela cara de "/dev/null" olhando para o "Nada absoluto" e apos um minuto de reflexão ele quase fuzilando-me com os olhos responde calmamente:

- Meu jovem ... (Pausa dramatica)
- Passamos no mundo uma medonha crise economica, e neste momento não podemos arcar com tais despesas, mas para garantirmos nossos serviços temos que tambem ajudar a empresa, e mais longos minutos de bla bla bla ( E mais um pouquinho de bla) ...

Todos olharam-se com aquela cara de espanto e esperamos novamente nosso "FÜHRER" proferir mais alguma besteira ideológica e ele fala a famosa frase de final de reunião :

- Alguma duvida (Mas com cara de mal é claro !)

Todos voltam para suas baias e ainda por cima na saida temos que ouvir :

- A empresa pensa muito nos seus funcionarios !
- E isto chamamos de "Plano de Carreira" ! (Em tom professoral)

Voltamos para nossa baia e foi interessante ver que todos abriramk seus respectivos "Browsers" e avidamente procuravam por vagas de TI na internet.
Enquanto isso voltei a cabeça para minha maravilhosa Workstation" (Celerom com 256 de RAM) e fui novamente ver se havia alguma vaga interessante no "apinfo", pois senti que precisava planejar meu "Plano para correr da empresa"

Nenhum comentário: