
Caros colegas de BLog, parei ontem para pensar e cheguei a seguinte conclusão sobre nossa maravilhosa área em que trabalhamos "Tecnologia da Informação"
Nome bonito não ???
Quem não conhece a area pensa que estamos ganhando "rios de dinheiro" e somos deuses gregos no Olimpo.
Infelizmente a coisa não é bem assim nao !!!
Voce fica em media de tres a quatros com a sua "COM2" sentado em um banco de Faculdade ou de uma Universidade aprendendo coisas que no minimo estão "ultrapassadas" ou coisas que "Nunca" veremos no mercado de trabalho.
E tambem porque não dizer sobre o nivel de ensino das Universidades Publicas e Privadas!
Temos conosco uma frase interessante :
- A Universidade é publica porque a merda é para todos, e a Faculdade é privada porque é para lá que voce vai (A Privada) quando voce sair dela com o famoso "Diploma" na mão.
Mas voltando ... neste pequeno universo vemos os jovens começando em suas carreiras de TI avidos por conhecimento e por melhores salarios.
Há os que apenas formam-se e continuam até o fim de sua carreira simplesmente sem "Ser alguem" neste famigerado mercado de TI.

Eu particularmente participo na empresa em certas ocasiões nas entrevistas, e vejo que a coisa simplesmente esta "Medonha".
A maioria que vem para uma certa vaga é simplesmente e falando francamente : Despreparada profissionalmente e incapaz para a vaga em questão.
Infelizmente chegam estes profissionais em nossas mãos porque eles simplesmente "Enfeitam" ou "Fazem maquiagem" no conteudo do Curriculum.
Colocam que ja fizeram isso, participaram daquilo e estão em tal projeto, e bla bla bla... e como a "coitada" da recrutadora do RH não sabe se o candidato esta mentindo, ela simplesmente após verificar se o "candidato" não baba verde e sabe a diferença entre um Tijolo e uma CPU, ela passa a "Fera" para avaliarmos.
Eu tenho por costume ja entrar na sala de entrevista descontraido e deixando a pessoa bem a vontade.
Pergunto sobre trivialidades do seu CV e vou avaliando com que tipo de pessoa estou falando.
Avalio tambem se o individuo sabe sobre o basico de informatica e na maioria das vezes ... vejo que os coitados simplesmente "Fingem que sabem" !!
Teve um caso famoso que temos por aqui que é do "O Cara que sabe tudo de Linux"
Eis um resumo da entrevista :
Apos as saudações e do bla bla bla fiz a seguinte pergunta :
(Eu) - Vejo no seu CV que você colocou que conhece Linux, mas não especificou qual distribuição você tem dominio.
(Candidato) - Ahhh chefia !!! Eu manjo de todas as distribuições !
(Eu) - Ahh claro !! Mas diga-me uma distribuição em que você tem bastante familiaridade?
(Candidato) - Ahh ... todas !! Eu não tenho uma preferencia definida.
(Eu) - Mas por favor diga-me uma em particular?
(Candidato) - Humm ! Agora de Cabeça não consigo lembrar, mas pode acreditar, eu conheço todas !!
A partir deste momento eu pensei : PQP !! OU este cara é a reencarnação do Einstein, ou ele esta "de sacanagem" comigo !
(Eu) - Bom ... então vamos falar sobre quais produtos e aplicações você ja implementou em um ambiente Linux ?
(Candidato) - Se o senhor não achar que é ousadia minha, mas acho que tem tudo isto no CV !
(Eu) - Hummm ... (Olhando o CV com cara de quem esta preocupado) pelo que vi seu CV tem apenas uma pagina e não esta descrito nada a respeito.
(Candidato) - Ahh claro que sim ! Quando coloco que conheço Linux, deve-se presumir que tambem conheço tudo que possa ser executado nele !!
Bom ... amigos de Blog ... neste ponto deu vontade de levantar da cadeira e falar calmamente : Nooosssaaaa ! Então porque voce não abriu sua propria empresa de TI?
Mas a ética profissional nãp permite esta postura.
Mas voltando a entrevista com o Genio de Linux :
(Eu) - Voce faria um teste sobre Linux hoje?
(Candidato) - Hummm ... sim ... mas que tipo de teste?
(Eu) - É simples ! Moleza para voce ! Voce vai instalar um "Slackware", subir um serviço de SFTP e irá fazer um "Hand-shake" de chaves do SSH com outro Linux e iremos trocar arquivos entre eles sem o pedido de senha para um usuario em comum entre as duas maquinas !
(Candidato) - (Com uma cara de quem viu a bomba de Hiroshima)... Mas ... mas ... mas ... tem que ser agora ?
(Eu) - Sim ! Claro !
O coitado ficou tão sem jeito que começou a suar, suar e a gaguejar, que ao final disse :
- Sabe ... hoje ante de vir para a entrevista eu vi um pobre mendigo desmaiado em uma calçada e isso abalou muito minha cabeça ... bla bla bla ... e ... nao podemos marcar isso para outro dia ?
(Eu) - (Com cara de preocupado) Bom ... se não for hoje, tem que ser no maximo amanhã até o fim do dia.
E resumindo ... estou esperando o sujeito até hoje !!
Mas voltando a maravilhosa vida de TI apenas deixo alguns topicos para refletir :
- tudo que voce aprender agora e que é Top de Tecnologia ... em no maximo "Um ano" já é considerado : Ultrapassado, ou a versão já não é mais a mesma, e neeste casos, lá vai voce de novo gastando dinheiro para "Atualizar-se"
- Nao acredite em Projetos com : Começo, meio e fim ! Pois um projeto acaba pelos seguintes discursos : (1) Faltou Budget (2) Cliente trocou de fornecedor (3)Ficou tão longo que transformou-se em "Projeto de Catedral" (Dura no minimo 500 anos para acabar
- Nunca voce ira ganhar aquilo que voce pensa, ou se ganhar ... é por pouco tempo.
- Sabe aquela gostosa que entrou no seu departamento como estagiaria e ao final do estagio ela vira sua coordenadora ?? É ... VAGINA vale mais do que um diploma ou uma Certificação !!
- A vida de TI vai te consumir de uma forma que voce ao final : Terá casado diversar vezes, tera problemas nas mãos e quando aposentar-se sera um Zumbi Maluco que não poderá conviver com outras pessoas
Por isso pessoal : C U I D A D O !!
A vida de TI não é brincadeira !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário