Graças a este Presidente (Pelo o menos isso ele fez) o mercado de TI foi aberto, pois hoje ainda estariamos na era Medieval em termos de Tecnologia.
Mas voltando ao fato em questao :
Depois de anos dando suporte e vendo a tecnologia melhorar a cada dia que passa, os perifericos de backup melhoraram e muito nos ultimos tempos, e para quem ja fez backup em "Data Coder" com as famosas fitas Cassete da Scoth de 90 Minutos em que guardava no maximo 4 Mb por fita, ultimante os operadores de produção não sofrem tanto como sofriam antigamente.
O fato em questao ocorreu em um cliente nesta empresa Brasileira que mencionei acima.
Foi aberto um chamado para restauração de um ambiente Unix em um determinado cliente.
Eu já de mala pronta dirigi-me ao cliente e já na sala do "CPD" sento na console e faço a seguinte pergunta para o Administrador do Ambiente :
(Eu) - Bom ... o que foi perdido no disco ?
(Adm-UX) - Bom .. bla bla bla bla ... e precisamos voltar este backup urgente !
(Eu) - Bom ... então me passa a fita DDS para que eu possa iniciar o processo de restore.
(Adm-UX) - Haaaa sim !! Ela ja esta na unidade !

Bom pessoal, olhei para a unidade DDS e lá estava a famosa fitinha ejetada.
Eu precionei a "maldita" para dentro da unidade e em poucos segundos ela ejetou.
Bom ... eu pensei que não havia posto força suficiente e novamente pressionei com um pouco mais de força para dentro da unidade.
Para meu espanto novamente ela ejetou !!
Parei olhei atentamente para a fita e retirei para uma analise mais especifica.
Eis que para meu espanto era uma fita de limpeza ! E nestes casos ela esta fazendo o papel para que ela foi projetada : Limpar a cabeça da unidade e ao final ejetar !!
- Olhei para o pobre coitado do Adm-UX e disse :
(Eu) - Esta fita é de limpeza ! Voce não tem a fita em que foi feita o backup ?
(Adm-UX) - Humm, deixa eu olhar no armario.
Neste momento olhei que a fita de limpeza tinha a seguinte identificação : BKP-0129
Bom ... não sei qual o padrão da empresa para identificação, mas tambem não vou entrar no detalhe, pois isso nao interessava no momento.
(Adm-UX) - Dá uma listada no conteudo desta fita aqui por favor !
Novamente olhei para fita e esta tinha a seguinte identificação : BKP-0130, mas só que desta vez vi novamente que era uma "Clean Tape", e novamente falei :
(Eu) - Mas esta fita tambem é de limpeza !
(Adm-UX) - Mas como de limpeza ?? Fazemos backup nestas fitas todos os dias !
(Eu) - Leia isto por favor : C L E A N T A P E ! ! !
(Adm-UX) Sim !! Clean Tape !! e o que é que tem isso a ver com o restore ?
(Eu) - Mas isto é uma fita de limpeza !
(Adm-UX) Naooo ! Voce esta enganado !! Isto grava os dados com maior clareza ! Por isso tem o nome de "Clean Tape" !!
Pessoal !! Voce nao imaginam cada tipo de profissioanal que existem por ai ! Mas o bichinho era de assustar!
Mas voltando ao momento em questao :
(Eu) - Humm ! Explica para mim como se fosse falar para a sua avó : O que voce entende por Clean Tape ?
(Adm-UX) - Bom ... o que ensinaram em um cursinho que eu fiz de 8 horas de Unix foi que a fita "Clean Tape" era para gravar os dados com maior clareza, e por isso tem esse nome Clean, que quer dizer limpo ! Não é mesmo ??
Eu ja com vontade de fazer um "Arakiri Anal" alcalmei-me e expliquei :
(Eu) - Naooooo ! Voce esta equivocado ! Esta fita serve para limpar a cabeça de leitura e gravacao da unidade de fita DDS!
(Adm-UX) - Haa não é naoo !!! Voce que esta enganado !
(Eu) - Bom tenho uma fita aqui na minha bolsa e vou fazer um teste para voce !
Peguei uma fita, fiz backup de apenas "Um" arquivo e no mesmo momento fiz o restore.
Ele olhou com aquela cara de quem nao estava preocupado e falou :
(Adm-UX) Ahhh... mas a sua fita demora muito para fazer o backup, a minha faz tao rapido que em 10 segundos ela ja bota para fora !
Neste momento eu ja nao sabia mais o que falar para o sujeito, e na maior calma :

(Eu) - Bom ... ja que voce esta dizendo que a esta fita (Clean Tape) faz o backup, então peço a gentileza de demonstrar como fazer o respectivo restore ?
(ADM-ux) - Ahh sim !! pois nao !!
Ele sentou na cadeira, digitou a linha de comando para backup, colocou a fita e deu enter no comando.
Logo apos veio a famosa mensagem de erro do CPIO : Cannot write on /dev/st0
Olhei para a cara do individuo e perguntei :
(Eu) - Bom ... e o que voce me diz sobre esta mensagem ?
(Adm-UX) - Haa feito com sucesso ! Agora vou fazer o restore !
Ele pegou a fita que havia ejetado e anotou o numero de serie em um papel.
Logo apos digitou o comando de restore + o numero de serie da fita, colocou a fita na unidade e logo apos enter no comando. e novamente ocorre a seguinte mensagem : "Cannot read on /dev/st0_0113484486#1231ABC"
Olhei para a console por aproximadamente 2 minutos sem acreditar no que estava vendo e perguntei :
(Eu) - Mas que numero é esse junto com o device ?
(Adm-UX) - É a senha para restaurar o backup, pois a fabrica anota esta senha em cada fita que ela fabrica !
Fechei minha mala, apertei a mao dele e disse que estaria voltando para a empresa para analisar o caso e daria retorno.
Voltei fiz um relatorio detalhado do que aconteceu e no outro dia me liga o chefe deste Maravilhoso Administrador Unix :
(Canho do Adm-UX) - Bom dia !! Voce poderia explicar o que aconteceu ?
Expliquei e disse que ele não tinha nenhum backup e que todas as 180 fitas que ele tinha eram apenas de limpeza e que ele nao tinha nenhum BACKUP !!
Houve um silencio, ele agradeceu e desligou.
Duas semanas mais tarde, vejo o Adm-UX no departamento de RH fazendo entrevista, e por mais sinistro que pareça ... ele ... foi contratado para trabalhar em um de nossos clientes !!
E viva o maravilhoso mundo de TI !!!
That´s All Folks !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário